Chega ao mercado brasileiro o sugamadex sódico, conhecido comercialmente como Bridion, o medicamento que reverte, em até três minutos, os níveis moderados e profundos do relaxamento muscular induzido pelo rocurônio e pelo vecurônio – dois relaxantes musculares utilizados na anestesia geral. Segundo pesquisas, o tempo para a reversão do relaxamento muscular com o medicamento é cerca de seis vezes mais rápido que o obtido com o uso de outros fármacos. Até então, o sugamadex sódico não provoca os efeitos colaterais das drogas disponíveis.

A novidade é considerada relevante para o mercado, já que a anestesia geral ainda provoca medo e ansiedade nos pacientes. Uma pesquisa da Sociedade Americana de Anestesiologia em pacientes submetidos a cirurgias, aponta que 75% dos entrevistados têm muita preocupação com a anestesia geral. Segundo a entidade, as taxas de complicações relacionadas à anestesia diminuíram drasticamente nos últimos 25 anos.
De acordo com Maria Ângela Tardelli, professora adjunta do Departamento de Anestesiologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o sugamadex sódico é uma importante ferramenta para auxiliar o gerenciamento do relaxamento muscular. Agora o relaxamento muscular necessário pode ser mantido até o fim da cirurgia. O sugamadex é o único fármaco que reverte o relaxamento profundo, necessário em algumas cirurgias nas quais qualquer movimento pode colocar o paciente em risco, complementa.

Ação do remédio

A molécula do relaxante muscular é atraída para a cavidade interna do sugamadex, que é uma gamaciclodextrina modificada, composta por oito moléculas de glicose dispostas em círculo. Cada molécula do sugamadex encapsula uma molécula do relaxante muscular, tornando-a inativa. Isso acontece porque ambos os medicamentos têm uma afinidade mútua e mantêm uma ligação estável e duradoura. Depois desse processo, o sugamadex, que já inativou o relaxante muscular, é transportado pelo sangue para os rins, de onde é eliminado do corpo, geralmente em menos de duas horas.