• Após nova revisão avaliativa, o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) recomenda a vacinação de rotina para lactentes (crianças < 1 ano de idade) contra a meningite B, a principal causa de meningite na Europa1,2

• O Reino Unido vai iniciar uma campanha de vacinação em todo o país o mais breve possível com Bexsero®, uma vez implementada a vacina, os pais terão livre acesso por meio do NHS (Sistema de Saúde Britânico)

• A Novartis está empenhada em trabalhar com os profissionais da saúde pública do Reino Unido para garantir a implementação desta recomendação até o Verão britânico de 2014

A Novartis anunciou hoje que o Comitê Conjunto de Vacinação e Imunização (JCVI) do Reino Unido recomendou a inclusão da vacina internacionalmente conhecida como Bexsero® (Vacina Adsorvida Meningocócica B [recombinante] no Programa Nacional de Imunização britânico1. De acordo com a recomendação, Bexsero® deve ser usada rotineiramente em lactentes (crianças < 1 ano de idade) a partir dos dois meses de idade para ajudar a proteger contra o meningococo do sorogrupo B (meningite B)1. A implementação da vacina será realizada pelo Departamento de Saúde por meio do Serviço Nacional de Saúde (NHS), seguindo o processo de contratação pública.

"A decisão das autoridades britânicas traz um enorme alívio para muitos pais e famílias que perderam entes queridos para a meningite", disse Andrin Oswald, Chefe de Divisão de Vacinas da Novartis. "A Novartis levou mais de 20 anos de trabalho árduo para desenvolver essa vacina. Proteger lactentes, que são os mais vulneráveis, é uma grande conquista. Isso também é um forte motivador para continuarmos nossos esforços para proteger todas crianças e adolescentes contra essa doença devastadora, no Reino Unido e no resto do mundo”.

A Meningite B (MenB) é uma doença rara, mas agressiva e muitas vezes fatal3. É a principal causa de doença meningocócica, que inclue meningite e/ou sepse – infecção generalizada – na Europa2. A MenB pode matar ou causar sérias deficiências, já nas primeiras 24 horas, deixando pouco tempo para ação médica3. Como os lactentes, os adolescentes também estão no grupo de risco de aquisição de meningite e têm alta taxa de letalidade pela doença4,5. Anualmente, cerca de 3.200 pessoas no Reino Unido são acometidas pela meningite bacteriana e septicemia, sendo que o sorogrupo B é responsável por mais da metade destes casos6. A vacinação é a melhor defesa contra esta doença tão perigosa.

"Eu aplaudo o JCVI por tomar a decisão certa ao tornar esta vacina salvadora de vidas disponível para os bebês. Estou muito satisfeito que o Reino Unido esteja mais uma vez na vanguarda da prevenção da doença meningocócica. No entanto, reitero a importância de protegermos também as crianças em idade escolar e adolescentes", afirma o Dr. Nelly Ninis, Consultor em Pediatra, em Londres. "Nenhuma criança deveria sofrer a devastação de uma doença evitável, especialmente uma que pode ser fatal em poucas horas e deixar muitos dos seus sobreviventes mutilados e impactados por toda a vida".

Bexsero® é a única vacina de ampla cobertura licenciada e aprovada na Europa, Canadá e Austrália, para todos os grupos etários mais vulneráveis à meningite B, a partir dos dois meses de idade7, 8,9. Também foi aprovada para uso nos EUA, sob a designação de Investigational New Drug (IND) como parte de programas de vacinação na Universidade de Princeton e na Universidade da Califórnia em Santa Barbara (UCSB)10,11. Os recentes surtos de meningite B nos EUA demonstram a natureza dinâmica e imprevisível da doença e a necessidade de ampla proteção e cobertura por meio da vacinação12. A Novartis continua a trabalhar com as autoridades de saúde em todo o mundo, onde a meningite B continua a ser uma necessidade de saúde pública não atendida, para apoiar o acesso amplo e em tempo hábil à vacina.

Disclaimer

As informações contidas neste texto têm caráter informativo, não devendo ser usadas para incentivar a automedicação ou substituir as orientações médicas. O médico deve sempre ser consultado a fim de prescrever o tratamento adequado.

Referências

1. JCVI position statement on use of Bexsero® meningococcal B vaccine in the UK: March 2014. Encontrado em https://www.gov.uk/government/publications/meningococcal-b-vaccine-jcvi-position-statement. Acessado em março de 2014.

2. ECDC European Centre for Disease Prevention and Control. Annual epidemiological report 2012. Invasive meningococcal disease. Encontrado em http://ecdc.europa.eu/en/publications/Publications/Annual-Epidemiological-Report-2012.pdf. Acessado em março de 2014.

3. World Health Organization. Meningococcal meningitis factsheet. Nov 2012. Encontrado em http://www.who.int/mediacentre/factsheets/fs141/en/.

Acessado em março de 2014.

4. Health Protection Agency. Epidemiological data. Encontrado em www.hpa.org.uk/Topics/InfectiousDiseases/InfectionsAZ/MeningococcalDisease/EpidemiologicalData/.

Acessado em março de 2014.

3/3

5. Harrison et al, Invasive Meningococcal Disease in Adolescents and Young Adults. Journal of the American Medical Association. August 2001, Vol 286, No. 6 Encontrado em http://jama.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=194084.

Acessado em março de 2014.

6. Meningitis Research Foundation, Meningitis and Septicaemia UK Facts & Figures. Encontrado em http://www.meningitis.org/facts.

Acessado em março de 2014.

7. Bexsero (Meningococcal Group B Vaccine [rDNA, component, adsorbed]). Summary of Product Characteristics (SmPC). 2013. Encontrado em http://www.ema.europa.eu/docs/en_GB/document_library/EPAR_-_Product_Information/human/002333/WC500137881.pdf.

Acessado em março de 2014.

8. Summary Basis of Decision (SBD): Bexsero – 2014 – Health Canada. Encontrado em http://www.hc-sc.gc.ca/dhp-mps/prodpharma/sbd-smd/drug-med/sbd_smd_2014_bexsero_147275-eng.php.

Acessado em março de 2014.

9. Australian Public Assessment Report for Multi-Component Meningococcal B vaccine. Encontrado em http://www.tga.gov.au/pdf/auspar/auspar-meningococcal-131031.pdf.

Acessado em março de 2014.

10. Centers for Disease Control and Prevention. Princeton University Meningococcal Disease Outbreak. December 2013. Encontrado em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/princeton.html.

Acessado em março de 2014.

11. Centers for Disease Control and Prevention. University of California, Santa Barbara Meningococcal Disease Outbreak. January 2014. Encontrado em http://www.cdc.gov/meningococcal/outbreaks/ucsb.html.

Acessado em março de 2014.

12. Harrison LH, Trotter CL, Ramsay ME. Global epidemiology of meningococcal disease. Vaccine. 2009;27 Suppl 2:B51–B63.