A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) inaugurou, nesta segunda-feira (27/05), três núcleos da Rede Universitária de Telemedicina (Rute). Os beneficiados foram o Hospital Municipal Mário Gatti (HMMG), o Hospital Risoleta Tolentino Neves (HRTN) da Universidade Federal de Minas Gerais e o Hospital Universitário da Grande Dourados (HUGD) da Universidade Federal da Grande Dourados.
Com os novos núcleos, a Rute passa a ter 76 núcleos em plena operação em todo o Brasil. A iniciativa é considerada a maior do mundo, na integração de hospitais universitários e de ensino, conectados à infraestrutura avançada da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A pesquisa colaborativa e o ensino permanente utilizam-se da conexão para integrar 50 Grupos de Interesse Especial em várias especialidades e subespecialidades da saúde em plena operação com 600 sessões por ano de vídeo e webconferências.
Entre outros objetivos, a Rute integra todos os hospitais públicos universitários e de ensino, cria formalmente núcleos de telemedicina, apoia a realização de videoconferências, análise de diagnósticos, segunda opinião continuada e educação permanente, e webconferência, entre hospitais universitários e universidades, através da RNP.
Segundo o coordenador nacional da Rute, Luiz Ary Messina, o fomento a essas ações possibilita o desenvolvimento da educação e da pesquisa além de facilitar a atenção à saúde no país. ?Com a interação de grupos de interesse, os especialistas discutem novas metodologias de tratamento e passam dados para colegas, profissionais de saúde e residentes. Dessa forma, estamos na linha de frente nessa atuação no mundo e, por isso, temos recebido o reconhecimento mundial da Organização Pan-Americana de Saúde (OPS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS)?, afirma.
Rede universitária de telemedicina inaugura mais três núcleos
Belo Horizonte (MG), Campinas (SP) e Dourados (MS) são as cidades beneficiadas. Rute passa a ter 76 núcleos em plena operação. A iniciativa é considerada a maior do mundo na integração de hospitais universitários e de ensino
Tags