A Rede D?Or São Luiz, grupo hospitalar privado do País, investiu em um projeto de integração de sistemas que permitirá administrar processos distribuídos em todas as filiais, melhorando a comunicação entre eles. O projeto possibilita que a empresa reduza o tempo de resposta aos pacientes para autorizações de procedimentos médicos, além de integrar pedidos e resultados de exames. Nesse caso, a solução ainda dá suporte ao sistema SmartTrack nas emergências.
O SmartTrack é uma tecnologia implementada em todos os prontos-socorros da rede, que permite que a triagem dos pacientes seja feita com mais agilidade por uma equipe multiprofissional. Em caso de urgência, o paciente imediatamente recebe o atendimento necessário. Se a classificação de seu quadro for considerada simples ou depender de uma avaliação mais profunda, ele é encaminhado diretamente para salas onde passará por cuidados médicos.
Antes de adotar a solução IBM, a rede utilizava uma programação ponto a ponto para a comunicação entre as operações dos hospitais, tarefa considerada trabalhosa. Com o novo sistema adotado (que inclui o WebSphere Message Boker e o WebSphere Service Registry and Repository), o processamento de informações é feito de maneira mais eficaz, além de trazer um melhor custo benefício à empresa.
Marlon Oliveira, CIO (Chief Information Officer) da Rede D?Or São Luiz, diz que a solução implementada permite realizar processos em grande escala de modo automático e tratar grandes volumes de informação de forma mais produtiva. Segundo o executivo, houve redução de custos de 40% na área de desenvolvimento.
De acordo com o executivo, a intenção é que a instituição tenha maior visibilidade dos serviços e que, futuramente, sejam estendidos para os laboratórios e operadoras de plano de saúde da rede. Com isso, é esperado que diminuam os riscos operacionais e os custos de manutenção e desenvolvimento de novos processos.