A falta de recursos financeiros é a principal barreira para implementar recursos de tecnologia da informação (TI) nas instituições de saúde, aponta o ?25ª Pesquisa Anual de Liderança da HIMSS?, realizada entre dezembro de 2013 e janeiro de 2014 em 650 hospitais dos Estados Unidos. O estudo conversou com 298 pessoas, em diferentes cargos, sendo que a maioria (65%) são CIOs.
Também foram ouvidos diretores de informática e Chief Medical Information Offices (CMIOs). A pesquisa foi divulgada na manhã desta segunda-feira (24), durante a HIMSS 2014, que ocorre de 23 a 27 de fevereiro em Orlando (EUA).
A falta de recursos financeiros é considerada a principal barreira para implantar TI para 19% dos entrevistados. Ela está em primeiro lugar do ?top 10? dos obstáculos apontados pelos respondentes. O quesito aparece como principal obstáculo nos últimos dois anos, sendo que em 2013 ela representa 15% das respostas e agora responde por 19%.
Em segundo lugar o ranking está a falta de profissionais, que é seguida por itens como a ausência de interoperabilidade dos sistemas, incapacidade de entrega dos produtos por parte dos vendedores, ausência de um plano estratégico de TI e ainda a dificuldade de provar o Retorno sobre Investimento (ROI).
Peça chave
Nos objetivos considerados ?chave? para o negócio, eis que aparece novamente a questão financeira. Sustentar a viabilidade financeira é crucial para 25% dos respondentes este ano, contra 21% do ano passado. ?Não é uma surpresa nas organizações de saúde?, comentou a diretora sênior da HIMSS Analytics, Jennifer Horowitz. Segundo ela, as características do ambiente onde essas organizações atuam ajudam como diferentes modelos de plano e regulamentação ajudam para o quesito ser considerado fundamental.
Em seguida aparecem os itens: melhorar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do cuidado à saúde e alcançar o ?Uso Significativo?- programa do governo para aproveitar o uso dos registros eletrônicos de saúde (EHR, em inglês). Por último está aumentar a participação de mercado.
Mesmo com um cenário adverso que tem os recursos financeiros como principal obstáculos, os entrevistados demonstraram expectativas positivas quanto ao aumento do orçamento para TI, só que em menor proporção se comparado a 2013. Para 65% deles, o orçamento deve aumentar, contra 76% do ano passado. Já a proporção daqueles que esperam o orçamento reduzir aumentou para 12% em 2014, contra 8% em 2013.
Entre as razões para o aumento do orçamento estão: o crescimento no número global de sistemas; a necessidade de cumprir com as mudanças regulatórias; o aumento global dos orçamentos; a necessidade de atualizar a infraestrutura de TI e a contratação de mais profissionais para cumprir a regulação estão entre os cinco primeiros, respectivamente. Jennifer explica que são diferentes motivos que compõe essa expectativa, ainda mais pelas características das organizações que se encontram em diferentes degraus de maturidade.
Veja as 10 barreiras para a implantação de tecnologia:
1. Falta de apoio financeiro- 19%
2. Falta de recursos humanos-15%
3. Incapacidade dos vendedores na entrega dos produtos 13%
4- Falta de interoperabilidade entre os sistemas
5. Dificuldade com a aceitação do usuário final- 7%
6. Dificuldade em medir o ROI- 6%
7. Ausência de um time de médicos ? 4%
8. Ausência do apoio da alta gerência-4%
9. Falta de um plano estratégico em TI -4%
10.Restrições de políticas de alto escalão- 4%
*Atualizada em 26 de fevereiro de 2014 para correção de informação