O Sindifargo (Sindicato das Indústrias Farmacêuticas no Estado de Goiás) realiza neste dia 9 de abril o 1º Workshop de Rastreabilidade de Medicamentos. O tema tem movimentado toda a indústria farmacêutica e a cadeia de fornecedores, desde a publicação da RDC 54/2013 publicada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em dezembro último.
A rastreabilidade de medicamentos faz parte do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos previsto na lei 11.903, sancionada em 2009, e que visa ter maior controle de toda a movimentação de medicamentos no País. Entidades, como o Sindifargo, têm se mobilizado para levar aos profissionais do setor farmacêutico mais informações ao reunir especialistas no tema. Um deles é Rodrigo Klein, diretor da T2 Software, que está envolvido com o tema desde 2008, quando participou de projetos pilotos antes mesmo da lei ser sancionada. “É de extrema importância a troca de informações para que as indústrias entendam as peculiaridades dos projetos, diretrizes e prazos. As entidades estão fazendo um ótimo trabalho ao reunir especialistas para solucionar dúvidas e disseminar os conceitos da rastreabilidade”, completa Rodrigo Klein.
O novo sistema de rastreabilidade prevê que cada medicamento conte com uma IUM (Identificador Único do Medicamento) e alguns pontos devem ser ressaltados: todos os medicamentos com registros na Anvisa estarão sujeitos à norma, inclusive amostras grátis; As embalagens secundárias de todos os medicamentos, incluindo as embalagens múltiplas, embalagens secundárias para fracionados e embalagens hospitalares, devem conter a IUM; E está confirmada a utilização do código bidimensional Datamatrix nas embalagens, que deverá conter no mínimo os seguintes dados que compõe a IUM: Nº de registro do medicamento junto à Anvisa, Nº serial, Data de Validade e Lote.
Sobre a T2 Software – Empresa especializada em sistemas e consultoria para serialização e rastreabilidade de produtos. Fundada em 2010, a empresa está sob o comando de Rodrigo Klein, que traz mais de 15 anos de experiência na área de TI.
A T2Software também está posicionada como uma das principais fornecedoras da tecnologia que atenderá o segmento farmacêutico na questão da rastreabilidade que passou a ser obrigatória após a lei 11.903 sancionada em 2009. A empresa desenvolveu um sistema especializado chamado Pharmatrack e hoje atua nas discussões das questões tecnológicas entre as principais entidades do setor com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).