O Serviço de Radioterapia do Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp está capacitado a duplicar, neste mês, o atendimento a pacientes oncológicos. Com o aumento desse potencial, será possível atender 100 casos novos no serviço por mês, que terá condições de executar irradiações em mais de 4 mil campos radioterápicos (cada irradiação – em média, duas a três por dia), informa a assessoria de imprensa da Unicamp.
A expansão começou a ser planejada no início do ano, com a finalidade de priorizar o atendimento médico em áreas estratégicas. Uma das formas encontradas para ampliar o atendimento foi a instalação e o funcionamento de um acelerador linear de fótons e elétrons, adquirido com recursos do Programa Reforsus do Ministério da Saúde. Este equipamento custou aproximadamente US$ 1,2 milhão e realiza irradiações.
Segundo estima o radiologista Werner Schlupp, responsável pela área, a expansão do Serviço, que integra um plano diretor de readequação do HC, permitirá atender 25% da demanda do Sistema Único de Saúde (SUS) da região de Campinas.
Outro avanço foi conquistado mediante auxílio financeiro da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Universitário (PRDU) para reforma do espaço físico do serviço. A área dispõe de recursos tecnológicos e realiza atendimento de casos oncológicos que permite um treinamento de excelência a alunos do novo curso de graduação em física médica. Está em discussão, em conjunto com o Serviço de Radioterapia do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), a implantação da residência médica em radioterapia, fato que agregará ainda mais qualidade ao serviço.
Radioterapia do HC de Campinas investe em oncologia
Instituição de saúde instalou um acelerador linear de fótons e elétrons, adquirido com recursos do Programa Reforsus do Ministério da Saúde com investimentos de US$ 1,2 milhão
Tags