Já demos indicações sobre como construir um Vale do Silício brasileiro e hoje trouxemos cinco pólos que têm potencial para ter este título. A ideia de que toda a tecnologia está na região sudeste é confrontada com estes clusters de inovação espalhados por todo o país. E, acredite, a cidade de São Paulo não é nem citada no infográfico criado pela TecMundo.
O Recife já é chamado por alguns de Vale do Silício brasileiro devido ao alto número de empresas aglomeradas e ao elevado potencial de inovação. Em 2010, as 200 empresas ativas no Porto Digital na época tiveram um faturamento de R$1 bilhão, colocando Pernambuco no cenário de TIC, ou seja, Tecnologia da Informação e Comunicação, e Economia Criativa.
- 230 empresas
- 7000 pessoas
- Exemplo de empresa de saúde residente no Porto Digital: TI-Med
O Tecnopuc é um parque tecnológico administrado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e apresenta 30% de empresas multinacionais e 70% de empresas brasileiras de portes pequeno e médio. O pólo incentiva a proximidade entre academia, instituições privadas e governo.
- 120 empresas
- 6000 pessoas
- Exemplo de empresa de saúde residente no Tecnopuc: FK Biotec
3) PqTec – São José dos Campos:
O PqTec foi credenciado no Sistema Paulista de Parques Tecnológicos em 2010, tem uma área de 188 mil m2 e pode ser grande nome na disputa pela proximidade com a capital paulista e ligação ao ITA, Instituto Tecnológico da Aeronáutica.
- 25 empresas
- 5 Centros de Desenvolvimento Tecnológico
4) San Pedro Valley – Belo Horizonte:
O San Pedro Valley está na região mineira e a região começou a se destacar no mercado de tecnologia e empreendedorismo quando o Google comprou a ferramenta da Akwan. Desde então, a região tem se desenvolvido nas áreas.
- 200 startups
- 4 aceleradoras
- 7 incubadoras
- Exemplo de startup de saúde do Valley: HealthyBox
5) Parque Tecnológico do Rio – Rio de Janeiro:
O parque está inserido dentro do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro e tem como objetivo unir diferentes players do setor de tecnologia para maior desenvolvimento da região.
- Estimativa: 200 empresas instaladas
- Exemplo de empresa de saúde no Parque: General Electrics
Para você, quem tem o maior potencial de se tornar o Vale do Silício brasileiro?