No último sábado, realizamos o evento “EmpreenDay 2014: A Clínica do Amanhã”, em que diversos representantes de clínicas multi-especialidades brasileiras expuseram suas realidades, desafios e objetivos. Além disso, tivemos a presença de diversos profissionais de saúde de diferentes áreas do setor de saúde, como operadoras de saúde, startups, fundos de investimento e outros.

Ao longo do dia, o evento discutiu sobre o futuro das clínicas brasileiras, considerando panoramas de diferentes contextos e objetivos dos líderes destes negócios. Temos, como exemplo, a clínica Fares, com intenção de expansão para um hospital e o Instituto Vita, clínica de alta performance para atletas e lesões de trauma, em geral.

Foi interessante ver como clínicas de diferentes portes, outros players do setor, de todas as regiões do Brasil, e inclusive pacientes, puderam compartilhar visões e desafios encontrados na prestação de serviço em saúde. Os tópicos de discussão foram desde a saúde do amanhã, passando por crowdfunding, até soluções de TI e de processos que podemos utilizar para melhorar o desempenho geral do negócio.

Startup Saúde 2014

Ao final do evento, realizamos uma premiação para as melhores startups de saúde no ano de 2014 e, para uma votação mais coerente, em que startups de diferentes portes e experiências pudessem concorrer, separamos a avaliação em duas categorias: Innovation e Growth.

Para a escolha dos jurados, resolvemos trazer alguns players da área de investimento, aceleração e plano de saúde, como Gabriel Perez (Fundo Pitanga), Luca Ceschin (Babson Alumni), Ney Paranaguá (Uniplam), Gustavo do Vale (Softex Brasil), Elcio Morelli (SP Anjos), Marcos Simões (Jequitibá Invest), Camila Shimizu (Centria Partners) e Priscila Torres (EncontrAR).

Categoria Innovation

A startup vencedora da categoria Innovation foi a Anestech, empresa criada para desenvolvimento de soluções móveis na área de anestesiologia. Nesta categoria, os jurados acharam interessante que a empresa consegue monitorar o que cada anestesista prescreve e consegue dizer se isso corresponde ao protocolo para aquele procedimento.

Além disso, o serviço informa para o gestor o quanto o hospital está economizando ou gastando em relação aos produtos disponíveis. Há uma boa integração entre aplicativos criados pela empresa e eles estão realizando uma expansão para inglês e espanhol, fato que implica a visão global da startup.

Categoria Growth

Já na categoria Growth, em que selecionamos startups em fase de crescimento acelerado e um pouco mais consolidadas, o Dr. Consulta levou o prêmio. Os jurados destacaram o crescimento que a empresa teve em 2014, chamando atenção, inclusive, de diversos veículos de imprensa, como a Veja.

Além disso, acreditaram e citaram a visão de crescimento de Thomaz Srougi e o DrConsulta para o próximo ano. O último fator que pesou foi o foco da startup na base da pirâmide social, refletindo em um grande impacto social, diminuindo custos e aumentando acesso e serviços de qualidade.

Parabenizamos todas as startups participantes e ressaltamos a importância de projetos na saúde com alto grau de inovação, visão de mercado e impacto social. Para nós, reconhecer o trabalho bem feito dos empreendedores brasileiros é um prazer enorme e esperamos fomentar, cada vez mais, este tipo de trabalho com alta qualidade e resolutividade no sistema.