Entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro de 2014, o 32° Congresso Internacional de Odontologia de São Paulo recebeu quase 110 mil visitantes nos três pavilhões do Centro de Convenções e Exposições Expo Center Norte – onde mais de 260 expositores nacionais e estrangeiros apresentaram os últimos lançamentos da indústria odontológica. Do ponto de vista científico, o grande ganho desses quatro dias de evento foi de ‘conhecimento’ – através de mais de 300 horas de cursos, workshops, fóruns e hands on. Na opinião do presidente do 32º CIOSP, Wilson Chediek, os benefícios que um congresso desse porte oferece para a população, em geral, são muitos, já que todos os envolvidos direta ou indiretamente com a Odontologia tiveram acesso a tudo o que está sendo desenvolvido em termos de técnicas, materiais e pesquisas científicas.
De acordo com o coordenador da programação científica do congresso, Andre Callegari, que lançou o livro ‘Beleza do Sorriso 2’ no último sábado (1), cirurgiões-dentistas e estudantes puderam se atualizar com os melhores profissionais de cada segmento da Odontologia, ampliando seu conhecimento técnico-científico. Vale ressaltar que a nova edição do congresso trouxe novidades, também, para auxiliares e técnicos em saúde bucal, além de técnicos em prótese dentária. “Foram muitos e variados temas. Além daqueles voltados à pesquisa científica e à indústria de materiais e equipamentos, também foi possível saber mais sobre biossegurança, políticas públicas de prevenção de cárie e tratamento odontológico”.
Callegari destaca, ainda, a expertise dos mais de 230 cirurgiões-dentistas que ministraram os mais variados cursos nos 13 auditórios do Expo Center Norte e na APCD Central – onde, diariamente, foram promovidos workshops e treinamentos presenciais. “Todas as especialidades estiveram muito bem representadas, com base em conteúdos sólidos e atualizados. Além disso, os cirurgiões-dentistas tiveram acesso a informações relevantes sobre formação de preço, segurança e ergonomia dos consultórios, presença nas mídias sociais e, até mesmo, aspectos relacionados ao envelhecimento e à aposentadoria. Com o ‘Módulo Imersão’, os congressistas puderam realizar entre três e quatro cursos num só dia, das 10h às 18h, por um único valor e com descontos.”
O 32º CIOSP também contou com a presença de vários políticos. Na abertura solene (30), estiveram presentes o atual Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o Secretário de Estado da Saúde de São Paulo, David Uip, o Coordenador Nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, o vice-presidente da FIESP, Ruy Baumer, além de um representante do prefeito Fernando Haddad e líderes das principais entidades da Odontologia. Já na sexta-feira, foi a vez do presidente da FIESP, Paulo Skaf, percorrer os três pavilhões do Expo Center Norte, prestigiando os mais de 260 expositores que representam uma indústria superavitária. No sábado, a cirurgiã-dentista e primeira-dama da cidade de São Paulo, Ana Estela Haddad, também prestigiou a feira e participou de discussões sobre políticas públicas voltadas para a saúde bucal da população. Para o presidente da Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas (APCD), Adriano Forghieri, o sucesso absoluto do 32º CIOSP espelha o bom momento da Odontologia nacional, que é uma das melhores do mundo. Vale ressaltar que o 33º CIOSP já tem data marcada: de 22 a 25 de janeiro de 2015.