A Qualirede comemora: em menos de três anos, seu faturamento dobrou. No mesmo período, o número de colaboradores foi triplicado, passando de 300 para mais de 900 – 85% mulheres. Estes são apenas alguns números da empresa, que se dedica à gestão de planos de saúde há cerca de uma década. Celebrando as conquistas e com vistas à continuidade da trajetória, a empresa recentemente formou seu Conselho Consultivo. “Somos inovadores e temos práticas de governança bem estabelecidas, mas entendemos que a formação de um conselho é essencial para apoiar e fomentar nossa estratégia. Buscamos processos ainda mais seguros de gestão”, explica Irene Hahn, presidente da Qualirede.

Profissionais de destaque no cenário de negócios foram convidados para compor o grupo: Marta Gontijo, consultora com grande vivência em saúde suplementar; Giuliano Donini, empresário catarinense e presidente da Marisol; e Oliver Cunningham, um dos sócios da consultoria KPMG. “Fomos premiados com essas pessoas competentes, inovadoras, motivadas e que adotaram, junto conosco, o propósito de transformar a gestão de saúde no Brasil”, destaca Irene.

Função

O Conselho Consultivo foca na condução do negócio em si, com os conselheiros atuando como mentores e auxiliando os empresários na tomada de decisões. “O conselho precisa estar sempre à frente, antevendo riscos e identificando oportunidades, atento a questões que podem ajudar e atrapalhar a instituição e alterando, a partir daí, as estratégias previstas. É o espaço ideal para discutir o negócio, com mais fundamento”, defende Marta Gontijo.

Para Giuliano Donini “o objetivo de um conselho é identificar, a partir da contribuição individual de cada representante, as melhores estratégias”. Ele destaca a via de mão dupla que se estabelece no processo. “Temos vivência em negócios e é inegável que, em meio a tantas ricas discussões, nós também saímos melhores, com novos aprendizados.”

“Fiquei impressionado com o fato de a Qualirede não ser uma empresa típica, cultivando princípios avançados e com um modelo de gestão super elástico, que confere agilidade aos processos. Se nós, como conselho, conseguirmos escolher e ajudar a enquadrar as oportunidades de alta alavancagem e alinhar os investimentos, talvez asseguremos essa curva de crescimento de qualidade”, lembra Oliver.

Desafios do setor

O mercado de saúde no Brasil mostra sinais de insustentabilidade, com aumento crescente de custos e baixa eficiência dos serviços – questões agravadas pela mudança do panorama social, com o aumento da expectativa de vida. Os conselheiros da Qualirede são unânimes quanto à necessidade de mudança e à relevância das contribuições da empresa para melhorias assistenciais e financeiras.

“É um modelo insustentável. Precisamos repensá-lo, com foco no cuidado, voltado para a prevenção. Vemos que a Qualirede está alinhada a este desafio, pensando em inovações e melhorias constantes”, diz Marta Gontijo.

“O que vemos hoje é um modelo com resultados qualitativamente inferiores frente ao que poderia ser alcançado, com um alto grau de ineficiência, processos improdutivos e desperdícios. O que a Qualirede oferece, com soluções para uma melhor gestão, pode simbolizar uma transformação em um ambiente tão fragilizado”, avalia Giuliano Donini.

“A Qualirede faz uma avaliação muito clara de que, honestamente, temos um modelo de saúde moralmente e operacionalmente falido, cuja equação é inversa ao que deveria ser. Nesse sentido, ela se posiciona exatamente no cruzamento, sendo um agende da inversão dessa equação, o que não poderia ser mais positivo”, pontua Oliver Cunningham.

Qualirede

Empresa de gestão de planos de saúde, a Qualirede acredita e trabalha com a prática da Atenção Primária à Saúde como eixo estruturante na organização dos sistemas de saúde, considerando que o modelo contribui, de forma sustentada, para a efetividade do trabalho das operadoras de planos de saúde e de prestadores de serviços. Há nove anos no mercado, opera com TPA e BPO em gestão do paciente internado, gestão de saúde populacional, entregando valor no cuidado às pessoas e resultados sustentáveis que contribuem na manutenção das operadoras de planos de saúde.