Não importa a área de atuação, toda indústria trabalha com fornecedores, pois são eles que entregam a matéria-prima usada para a confecção do produto final. Portanto, para ter um produto de qualidade é preciso realizar a qualificação desses parceiros. Afinal, decisões erradas ou protocolos não seguidos podem acarretar fornecimentos de produtos fora das especificações garantidas, ocasionando a perda de credibilidade junto a um cliente.
O coordenador de Garantia da Qualidade da Quimtia Brasil, Alesandro José Pereira, explica que a qualificação é uma estratégia de gestão imprescindível para analisar e determinar para seu parceiro os parâmetros que serão utilizados para obterem produtos e serviços cada dia melhores. “Esse procedimento é uma forma de prevenção, porque auxilia as empresas na melhoria contínua de seus processos, tendo como pilar a qualidade das matérias primas adquiridas”, explica.
Não existe uma única fórmula de capacitação do fornecedor, cada empresa precisa realizar um estudo próprio para entender o que mais se adapta a ela e elaborar um método eficiente que atenda suas necessidades e as expectativas dos seus clientes. Mas, ao realizar essa capacitação é necessário ficar atento aos conceitos e legislações envolvidas, além das necessidades da própria empresa, sempre com foco na demanda do cliente final. No caso de nutrição animal, por exemplo, existe a Instrução Normativa nº 04, que exige que empresas que fabricam insumos pecuários devem especificar os critérios e procedimentos adotados para a qualificação de fornecedores.
Por fim, Pereira salienta que manter uma relação de confiança e o bom relacionamento com o fornecedor não basta, também é preciso realizar uma auditoria periódica. “Somente dessa forma é possível identificar se os processos estão sendo aplicados corretamente ou se é necessário realizar algum ajuste”, afirma.