De acordo com o Mercom Capital Group, as movimentações de venture capital em TI em saúde alcançaram o valor de US$4,7 bilhões em 2014, comparando a $2,2 bilhões do ano anterior. Os números da Rock Health que, inclusive já citamos aqui, diferem deste valor, porque a aceleradora não conta negócios fechados que sejam de valores abaixo de $2 milhões.
No total, em 2014, foram feitos 670 negócios, em comparação a 571, em 2013. Já em M&As, 219 negócios foram fechados durante 2004, comparado a 165, em 2013, com 21 companhias realizando transações múltiplas.
A maioria das atividades de M&A foi em empresas com foco em gestão de clínicas. “Apesar de vermos a mHealth e os wearable devices ganhando financiamento significativo, nós não vimos um tipo de transação como vimos com Instagram ou Whatsapp no setor.”
Foram realizados seis IPOs, trazendo o total de investimento conseguido pelo setor para quase $7 bilhões, de acordo com a Mercom.
O quarto trimestre de 2014 viu $1,2 bilhões em 134 negócios, comparado a $956 milhões em 212 negócios no terceiro trimestre de 2014. Nos últimos cinco anos, o venture capital em TI na saúde fechou o montante de $8,8 bilhões, adicionando mais $3,6 bilhões com investimentos de abertura de capital.
Dois programas do governo americano têm incentivado os investimentos. São eles: HI-TECH e Affordable Care Act. Ambos os programas estão estimulando a implementação de TI em saúde.
O entusiasmo do setor não parece que vai diminuir em 2015. Segundo a Venrock, o setor não apresenta intenção de se retrair e os investimentos devem aumentar ainda mais neste novo ano.
Cerca de 732 investidores estiveram envolvidos com o financiamento de startups de TI em saúde. Os top investidores foram a Khosla Ventures e a The Social+Capital Partnership com nove negócios para cada lado.
Os top investidores de 2014 foram Khosla Ventures e The Social+Capital Partnership com nove negócios cada. Já nos últimos cinco anos, os top investidores foram o Khosla Ventures, com 21 negócios, The Social+Capital Partnership, com 18, Kleiner Perkins Caufield & Byers, com 17, Sequoia Capital, com 12 e Andreessen Horowitz, com 10.