Um infográfico desenvolvido pela Parks Associates apresenta os hábitos de saúde dos pacientes no ano de 2013. O mercado de saúde digital precisa deste tipo de informação para avaliar quais áreas são as maiores oportunidades e quais podem ser evitadas, já que o consumidor final não faz uso de determinado tipo de informação.

Nos Estados Unidos, foi visto que 26% da população usa ferramentas equivalentes às de agendamento de consulta online, 25% utiliza aplicativos de saúde e 22% utiliza algum device para monitoramento de atividades. Estes três campos da saúde digital parecem ser promissores e, provavelmente, terão suas porcentagens sendo elevadas a cada ano, com a popularização de tecnologias como smartphones e wearable devices.

Outro número interessante de saúde digital é o uso de redes sociais de apoio por 13% dos participantes da pesquisa. Apesar de, em geral, tais redes apresentarem um nicho de doenças, o número é consideravelmente alto e mostra a necessidade deste tipo de suporte a portadores de doenças e condições de saúde.

O infográfico mostrou ainda que 38% da população busca informações de saúde na internet, mas a empresa responsável alegou que o número, possivelmente, é maior, já que a pergunta pode não ter sido compreendida.

infográfico

Seria interessante ver este tipo de pesquisa no Brasil e conhecer sobre os hábitos de saúde digital da população. Que outros números de saúde digital você acredita que sejam impotantes de serem verificados?