O uso de SMS como estratégia de marketing é algo que tem crescido cada vez mais. A dependência que o usuário possui pelo celular faz com que uma das formas mais eficazes de alcançar um consumidor seja por mensagens de texto.

A estratégia de marketing por SMS é barata, fácil de usar, e tem grande alcance, já que a maioria das pessoas abre suas mensagens de texto instantaneamente. Essa é uma ferramenta que tem sido muito usada na área de saúde, principalmente por donos de consultórios, como lembretes para seus pacientes recorrentes.

O grande problema é que, do mesmo jeito que as mensagens de texto podem divulgar seu negócio, também podem ser ignoradas ou até manchar seu nome e irritar os clientes. Como a perda de consumidores não é o alvo desse tipo de estratégia de marketing, separamos alguns erros da divulgação por SMS, e como evitá-los.

Enviar mensagens sem permissão

Esse talvez seja o pior erro cometido na estratégia de marketing por SMS. É antiética a compra de listas de números, ao invés da conquista do direito de enviar essas mensagens. Nesse caso, a maioria das pessoas se preocupam mais em como o seu telefone foi divulgado, do que o que está escrito na mensagem.

Se uma pessoa concorda com o recebimento do seu conteúdo, isso quer dizer que ela já está interessada no seu produto. Faça uma lista de pessoas que concordaram em ser alvos de divulgação do serviço.

Não se identificar

Mesmo com os caracteres limitados das mensagens de texto, não esqueça de se identificar. É muito comum o recebimento de mensagens de descontos, por exemplo, sem saber de onde veio. Isso faz com que a sua estratégia de marketing seja inútil.

Não induzir uma ação

Seja em mensagens simples, como um lembrete de consulta ou um desejo de feliz aniversário, ou específicas, a divulgação pode encorajar o cliente a realizar uma ação. Um bom exemplo disso é o já conhecido ”visite nosso site ou curta nossa página” e oferecer um desconto ou vantagem por isso.

Mandar mensagens demais ou de menos

A frequência correta é algo difícil de acertar. Há aqueles que enviam uma mensagem a cada seis meses, fazendo com que o cliente esqueça do produto ou serviço. Existem também os que enviam mensagens diariamente, irritando o consumidor e fazendo com que ele nunca mais compre em sua empresa. Dependendo do ramo de atividade, o normal é o envio de entre 2 e 3 mensagens mensais para que o objetivo seja atendido.

Horários errados

Os horários de envio precisam ser muito bem pensados. Mandar mensagens em horários que o seu estabelecimento está fechado, por exemplo, é um erro terrível. Falar sobre um café da manhã às 15h também é errado.

Tenha em mente que o cliente precisa ler a mensagem e ter tempo de realizar alguma ação para que a sua estratégia de marketing seja bem sucedida.