O 4º episódio do Podcast Saúde Business já está no ar e fala sobre psiquiatria intervencionista, com a participação Dr. André Brunoni, professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).
Dr. André Brunoni, durante apresentação na Feira Hospitalar 2022 |
A discussão, uma ampliação do debate que ocorreu durante a Hospitalar, girou em torno da tDCS (Transcranial Direct Current Stimulation), que em português recebe o nome de Estimulação Transcraniana com Corrente Contínua (ETCC). Trata-se de uma técnica não-invasiva baseada na aplicação terapêutica de corrente elétrica contínua de baixa amperagem, de forma a estimular ou inibir determinada região cerebral.
Atualmente a ETCC é utilizada em diversas áreas como neurologia e psiquiatria, inclusive para o tratamento de depressão. De acordo com o especialista, de 30 a 40% das pessoas não respondem aos fármacos antidepressivos, o que estimula a busca por novas técnicas de tratamento.
“Os estudos mostram que a estimulação elétrica é tão eficiente quanto aos antidepressivos”, aponta. Por se tratar de uma corrente de baixa intensidade o ETCC não traz para os pacientes os diversos efeitos colaterais como no caso dos medicamentos.
O médico acredita que, para o futuro, a estimulação será pensada como um mobile health. “Estamos estudando a possibilidade de usar a estimulação portátil para os pacientes não precisarem ir até as clínicas e junto com o tratamento utilizar a terapia cognitiva guiada por um avatar. Combinar essas duas técnicas seria uma nova opção não farmacológica”, contou.
Oferecido pela Hospitalar, o Podcast Saúde Business apresenta debates e entrevistas com temas importantes e convidados relevantes do setor, trazendo as principais tendências em gestão e atualizações do mercado.
Para ouvir todos os episódios do podcast Saúde Business, acesse o link e confira!