Einstein e o Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), em parceria com a Poiato Recicla, celebraram a formatura da primeira turma do projeto Design Sustentável, formada por 32 mulheres da comunidade. Idealizada para transformar resíduos como cimento estrutural, argamassa e bitucas de cigarro em peças de design, a inciativa reduz o impacto ambiental e promove geração de renda. As artesãs comercializam suas criações de forma autônoma.
Ao longo de dois meses intensivos, as participantes adquiriram habilidades para reutilizar a massa celulósica extraída de bitucas de cigarro na criação de mais de 250 peças de design industrial, como velas, vasos, luminárias, garrafas decorativas e bancos. O material utilizado, coletado nas unidades do Einstein, passa por um rigoroso processo de desinfecção realizado pela Poiato Recicla, a maior usina de reciclagem de bitucas de cigarro do Brasil. Nesse período, foram recicladas 96 mil bitucas de cigarro, o que evitou a contaminação de cerca de 50 mil litros de água, um importante impacto ambiental.
Além de fomentar a economia circular, o projeto tem uma significativa dimensão social, ao incentivar as habilidades artísticas e o empreendedorismo feminino. “Os impactos positivos desta iniciativa são multifacetados, abrangendo desde a conscientização ambiental até a promoção da equidade de gênero e da independência financeira de mulheres que, em sua maioria, são chefes de família”, explica Vanessa Paiva, arquiteta do Einstein e uma das professoras do curso.
Dados recentes do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) mostram que, em 2023, 50,8% dos 75 milhões de lares brasileiros eram chefiados por mulheres, o que equivale a 38,1 milhões de famílias. Entretanto, essas mulheres também enfrentam maiores desafios no mercado de trabalho, com uma taxa de desemprego de 11,0%, comparada aos 6,9% entre os homens.
Para Mônica Guimarães, engenheira do Einstein e parceira de Vanessa no projeto, o Design Sustentável vai além de um curso; é um catalisador de mudanças sociais e ambientais. “Durante os encontros, testemunhamos o florescimento da criatividade feminina e o fortalecimento de uma rede de mulheres comprometidas com soluções inovadoras e ecológicas”, destaca Mônica.
As aulas foram realizadas no novo prédio do Programa Einstein na Comunidade de Paraisópolis (PECP), que oferece mais de 300 cursos e atividades gratuitas nas áreas de arte, comunicação, capacitação profissional, ensino, esportes, saúde e serviço social. A próxima turma do curso Design Sustentável já está prevista para agosto de 2024, e a procura é grande: cerca de 100 mulheres já estão na lista de espera para se inscrever.