Desde abril do ano passado, a arena Hora Certa Móvel está funcionando no pátio da Subprefeitura Santana/Tucuruvi, na zona norte de São Paulo, e já realizou mais de 84 mil exames em menos de um ano de atividades. O programa é uma parceria entre o Projeto CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) – criador e operador das unidades móveis de atendimento médico – e a Prefeitura do Município de São Paulo.
O programa Hora Certa Móvel se integra à rede de atendimento do SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade e tem como objetivo agilizar a realização de exames, reduzindo a fila de espera dos pacientes encaminhados pelas UBSs (Unidades Básicas de Saúde). A parceria resultou em uma diminuição de 79% das filas de espera por exames do SUS na região.
Leia Mais:
Que dificuldades as startups de saúde têm ao abrir operação fora?
“O grande diferencial é o benefício que o paciente tem de sair com o resultado do exame no mesmo dia e por ainda contar com uma estrutura médica de qualidade na região em que mora”, diz Roberto Kikawa, idealizador do Projeto CIES. O exame com maior demanda na região é a ultrassonografia, que teve uma média de 10 mil pacientes atendidos nos dois primeiros meses de 2015. No mesmo período, foram realizadas 834 endoscopias, 252 colonoscopias, 90 nasovideolaringoscopias, 588 ecocardiogramas e 858 eletroneuromiografias, exame que chegava a ter fila de espera de quatro anos.
Na zona norte, a arena já esteve na região da Freguesia do Ó/Brasilândia, com a realização de 37.902 exames, e em Pirituba, onde as carretas permaneceram três meses e foi zerada a fila de espera por ultrassonografias. O Hora Certa Móvel de Santana atende pacientes encaminhados pelas UBS, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos sábados, das 8h às 18h.
Local: Avenida Tucuruvi, 808 – Praça da Subprefeitura Santana/Tucuruvi (Próximo à estação de Metrô Tucuruvi).
Sobre o Projeto CIES
O CIES (Centro de Integração de Educação e Saúde) é um Projeto inovador de saúde integrado à educação, destinado à população de alta vulnerabilidade social com um método inovador pela gestão compartilhada, que envolve e mobiliza governo, empresas, sociedade civil e comunidades. Os atendimentos são autossustentáveis e baseados na tabela do SUS. Para realizar os atendimentos à população, desenvolveu unidades móveis de atendimento médico adaptáveis a diversas situações e localidades: Carreta da Saúde, Van da Saúde e Box da Saúde. Foi vencedor do Prêmio Empreendedor Social da Folha de São Paulo e Fundação Schwab além de outros prêmios como Dom (do grupo Fleury) em 2013, Dr. Cidadão (da Associação Paulista de Medicina) e Cidadão Sustentável em 2012 e Empreendedor Social Ernst Young Terco em 2011. www.projetocies.org.br