Mantendo o padrão de qualidade e segurança a seus pacientes, o HCor acaba de ser recertificado pela Joint Commission International (JCI) em seus programas de Artroplastia Total de Quadril (ATQ) e Artroplastia Total de Joelho (ATJ).
O Programa de Cuidados Clínicos de Artroplastia da instituição oferece ao paciente e ao médico o apoio de uma equipe multidisciplinar especializada na assistência desses procedimentos. Essa proficiência garante mais qualidade no atendimento. O formato busca proporcionar uma recuperação segura e efetiva, durante a internação, e após a alta hospitalar.
Considerada a acreditação padrão ouro de qualidade, essa certificação direcionada só pode ser pleiteada por instituições que já possuem o selo institucional da JCI. Esse é o segundo ciclo de acreditação dos programas, que foram certificados pela primeira vez em 2017.
“As avaliações ocorrem de três em três anos, porém a cada 18 meses são reportados relatórios de desempenho para acompanhamento”, explica Carolina Amorim, Coordenadora de Qualidade dos Programas de Cuidados Clínicos.
Sobre os Programas de Artroplastia
A artroplastia é um procedimento que substitui uma articulação com desgaste por próteses, para possibilitar o retorno às atividades normais.
De acordo com o Dr. Márcio de Castro Ferreira, responsável médico pelos programas de ATQ e ATJ, esse é um procedimento que vem crescendo muito, sobretudo devido ao envelhecimento da população. No entanto, ainda segundo o especialista, em alguns países, cada vez mais essa demanda acomete pacientes mais jovens. “Sequelas de traumas, fraturas, doenças congênitas e reumáticas são alguns fatores que ocasionam esse desgaste articular precoce”, esclarece.
No serviço de ortopedia do HCor, a maioria dos pacientes submetidos à artroplastia de quadril e joelho apresentam o diagnóstico de osteoartrose, doença crônica das articulações caracterizada pela degeneração da cartilagem e do osso.
Um levantamento feito com a equipe de Epidemiologia do hospital mostrou que os pacientes que realizam ATQ e ATJ geralmente são idosos, com idade média de 69 anos, na maioria mulheres.
Hospital multiespecialista, com atendimentos também na área ortopédica, o HCor é pioneiro no Brasil a receber essa certificação. O projeto iniciou em 2014 com a ATJ – Artroplastia Total de Joelho -, e em 2016 iniciamos o programa de ATQ – Artroplastia Total de Quadril.
Outras certificações
Reconhecido por sua excelência no atendimento cardiológico, o HCor conta com dois outros programas de cuidados clínicos certificados pela JCI. São eles: Programa de Insuficiência Cardíaca (IC) e Infarto Agudo do Miocárdio (IAM).
“Nós incentivamos a cultura de qualidade e segurança, bem como o monitoramento dos resultados dos nossos cuidados. Essas certificações internacionais reiteram o esforço e comprometimento de toda a equipe do hospital na atenção ao paciente”, reforça Pedro Mathiasi, superintendente de Qualidade e Segurança da instituição.