Nessa Sexta-Feira, 29, ocorreu uma cerimônia em que a presidenta Dilma Rousseff assinou a medida provisória prorrogando por mais três anos o prazo para que profissionais estrangeiros possam continuar a trabalhar no Brasil.
O prazo para médicos estrangeiros trabalharem no Brasil sem a necessidade do revalida foi estendido com a justificativa de que a medida do programa ser de caráter emergencial ao invés do que é essencial para a população que seria uma medida de caráter assistencial. E por isso um prazo maior para atender a população.
O processo de contratação dos médicos é feito por meio de um convênio com a organização Pan Americana de Saúde. Além disso o programa Mais Médicos recrutou 73% de trabalhadores estrangeiros no total de profissionais participantes. A maioria de origem cubana, totalizados em 11.429 profissionais cubanos da área e o resto de outros países são 1.500 profissionais estrangeiros de demais países.
O interesse de médicos brasileiros no programa cresceu expressivamente. Essa mudança foi causada pela inclusão de uma regra que permite ao médico participante do programa um bônus na tão concorrida prova de resistência médica.