“Consolidar-se como uma referência em ESG no mercado brasileiro, por meio da ampliação do impacto social, inspirando práticas sustentáveis em outras empresas”. Essa é uma das ambições do Grupo Fleury, que foi desmembrada nas seguintes metas para cada pilar: 

  • E – Reduzir em 20% a geração de resíduos biológicos até 2025; tornar-se uma empresa Net Zero até 2050; 
  • S – Estruturar iniciativa para incentivar a empregabilidade por meio da qualificação/ formação em saúde; atingir 1,5 milhão de pacientes das classes C, D e E atendidos por produtos e serviços da companhia e/ou impactadas pelas ações de atendimento em saúde filantrópicas até 2030; aumentar a representatividade dos recortes de diversidade priorizados (PcD, gênro, LGBTQIA+, étnico-racial, geracional) no Grupo, em cargos de liderança até 2030 (incluindo Conselho); 
  • G – Tornar-se uma empresa certificada pelo sistema B (B Corp) até 2030; preservar a cultura de excelência médica do Grupo e evoluir na gestão de riscos, controles internos e anticorrupção. 

Impacta 

Para honra com seus compromissos, o Grupo Fleury criou o programa Impacta, em parceria com a The Bakery, que busca soluções para os principais desafios ESG da empresa por meio de inovação aberta com startups e empreendedores.  

O objetivo da iniciativa é acelerar startups, em momento de validação do modelo de negócio, que tenham soluções inovadoras para superar dois principais desafios: levar saúde às classes C, D, E e mitigar o impacto do setor da saúde nas mudanças climáticas do planeta. 

Na segunda edição, o Impacta avaliou cerca de 304 startups, de acordo com proposta de valor; sustentabilidade e impacto; diversidade e competência da equipe fundadora; estágio de crescimento e modelo de negócio. Foram 20 horas de capitação em workshops, 58 horas de mentoria com profissionais do Grupo. Em 2023, o Programa possibilitou a parceria com as startups Vertown e a Carbon Free Brasil, que já assinaram contrato e estão operando junto ao Grupo. 

Demoday 

Na última quinta, dia 25 de abril, as startups participantes os resultados preliminares do processo de seleção para o projeto piloto foram apresentados no Demoday, que ocorreu no Inovabra. Uma tarde de muitas discussões sobre a necessidade do ESG estar atrelado à estratégia de negócio e de como as soluções apresentadas pretendem gerar impacto na saúde. 

A startup Visão do Bem ganhou o prêmio de melhor pitch. Conheça a proposta da vencedora e das demais startups slecionadas para o projeto piloto: 

  • Visão do Bem – Facilitando o acesso fundamental a exames de vista e à aquisição de óculos, a Visão do Bem desempenha um papel importante na democratização do acesso à saúde ocular. 
  • Afrosaúde – Comprometida com objetivos sociais e organizacionais, a startup concentra sua atenção de maneira especial na promoção da saúde da população negra. 
  • NaPorta – A NaPorta é uma logtech de impacto, facilitando entregas em áreas de difícil acesso com soluções abrangentes em logística, pesquisa local e endereçamento digital. 
  • Me Escuta – A Me Escuta fornece soluções auditivas acessíveis e convenientes, com consultas domiciliares gratuitas e exames de audiometria, facilitando a aquisição de aparelhos auditivos. 
  • Ecomilhas – A Ecomilhas reduz e compensa emissões de carbono, promovendo a mobilidade sustentável para mitigar impactos ambientais e impulsionar práticas de transportes sustentáveis. 

Mindset estratégico 

Cristiane Correa, jornalista e palestrante especializada nas áreas de Negócios e Gestão, e integrante do Comitê ESG do Grupo Fleury, conduziu o painel sobre como ESG e inovação impactam o sucesso dos negócios.  

Andrea Bocabello, diretora executiva de Estratégia, Novos Negócios, Inovação e ESG do Grupo, Guilherme Rinco, coordenador de Negócios Sustentáveis na Bradesco, e Bárbara Martins, fundadora da Insight Sustentável, compartilharam que enxergar o tripé, além de uma demanda regulatória, é vital para qualquer companhia. Trata-se de um habilitador para solucionar problemas compelxos, inclusive sob a ótica de investimento.