Saímos da Universidade para o mercado de trabalho praticamente sem nenhum conhecimento sobre como administrar um consultório. E, ao nos depararmos com as dificuldades da gestão do consultório, acabamos descobrindo que possuir uma excelente formação clínica, não é garantia de sucesso profissional.
Pensando nisso o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo) e o CROSP (Conselho Regional de Odontologia de São Paulo) estabeleceram uma parceria e criaram o “Programa Dentista Empreendedor”. O programa tem como objetivo capacitar os cirurgiões dentistas para o gerenciamento empresarial de seu consultório ou sua clínica, o que permitirá o fortalecimento e o desenvolvimento de empreendimentos odontológicos.
O selamento da parceria aconteceu no dia 30 de outubro em uma cerimônia com a presença de mais de 200 dentistas na sede do SEBRAE em São Paulo. Na ocasião foi lançada a cartilha “Como abrir e fazer a gestão de uma clínica odontológica”, elaborada pelo SEBRAE levando em conta as especificidades da odontologia. Vale lembrar que o conteúdo da cartilha também se aplica aos laboratórios de prótese, clínicas de radiologia e empresas de materiais odontológicos.
Além da cartilha, a parceria também inclui palestras, informativos e a oferta de cursos pela internet, totalmente gratuitos, sobre empreendedorismo, finanças, marketing, recursos humanos e gestão estratégica. São cursos com carga horária de 3 horas e ao concluí-los ainda é possível imprimir um certificado.
A cartilha e os cursos já estão disponíveis no site do Sebrae-SP e no site do CROSP – Clique para acessar