Um modelo de assistência médica que coloca em destaque a relação “médico-paciente”, visando atenção primária de qualidade, acompanhamento próximo e contínuo. A ideia é parte do que defende o médico e professor-doutor espanhol, Juan Gervas, que estará em Vitória no próximo dia 4 de abril e participa como palestrante do Encontro Saúde em Pauta, promovido pela Unimed Vitória em parceria com a Prefeitura de Vitória, no Grand Hall.
Para Gervas, as mudanças sociais, tecnológicas e epidemiológicas demandam o fortalecimento da atenção primária em saúde. “Temos uma nova configuração familiar, com famílias menores, mulheres inseridas no mercado de trabalho e crescimento da classe média. Temos ainda o avanço tecnológico, com smartphones e computadores muito presentes na vida das pessoas e a possibilidade de utilizar essas tecnologias na atenção médica, na prevenção, diagnóstico e/ou tratamento. Já as mudanças epidemiológicas se verificam levando em conta a menor incidência de doenças infecciosas agudas e o aumento das doenças crônicas, de maior ‘duração’, algumas acometendo um mesmo indivíduo ao mesmo tempo e exigindo tratamentos mais complexos, com múltiplos medicamentos”, afirma Gervas.
O médico ressalta ainda questões como a menor tolerância ao sofrimento, a vontade de se evitar qualquer “mal” e o desejo de se conquistar uma vida longa sem qualquer problema” como características dos nossos tempos, que dificultam na “gestão” das soluções para os problemas de saúde.
Para ele, o caminho que pode levar a melhores resultados passa, inevitavelmente, pelo fortalecimento da atenção primária. “É preciso estar mais próximo do paciente, conhecê-lo, saber sua história familiar e clínica, sua situação cultural e social, além de estar preparado para tratar adequadamente as doenças crônicas, oferecendo o que o paciente almeja, mas evitando o uso excessivo de métodos de diagnósticos e terapêuticos, que podem trazer danos”, acredita, defendendo o retorno do “médico de família”, adaptado e preparado para a realidade de hoje.
Teoria e prática
A proposta de Gervas vem ao encontro do modelo que hoje é destaque na Unimed Vitória. Criado como alternativa para oferecer um atendimento de saúde de qualidade sem perder de vista a sustentabilidade dos serviços de assistência em saúde, o Unimed Personal leva em conta os conceitos de medicina preventiva, atenção primária e caminha no sentindo de garantir o atendimento com base no que há de mais moderno e eficiente hoje no mundo. Pela proposta, o paciente é acompanhado sempre por um mesmo profissional clínico, resgatando o conceito de medicina familiar.
No Personal, um sistema de informações com prontuário de fácil utilização dá ao médico acesso ao histórico do paciente, permitindo uma forma de agir otimizada. Com a ferramenta, também será possível realizar, a médio prazo, um mapeamento de risco, com a avaliação das principais ameaças de saúde de um percentual significativo da carteira de clientes. Dessa forma, poderão ser desenvolvidos programas específicos de prevenção e acompanhamento.
“A premissa neste novo conceito que inclui o Unimed Personal é a prevenção de doenças. Portanto, médico e paciente irão trabalhar juntos no estabelecimento de metas, por exemplo, parar de fumar ou perder peso. Serão agendados exames periódicos para o acompanhamento e, caso o usuário do plano não compareça na data marcada, o médico entrará em contato para saber o motivo. Além disso, também será possível esclarecer dúvidas via e-mail. O modelo resgata a ideia de médico exclusivo, que poderá avaliar a situação e, se necessário, direcioná-la à especialidade mais indicada”, explica Márcio Almeida, presidente da Unimed Vitória.
Inscrições
As inscrições estão abertas e são gratuitas. Para confirmar presença basta enviar e-mail com seus dados para [email protected] ou ligar para 3225.3668.