O procurador-geral da República, Claúdio Fonteles, enviou hoje uma recomendação ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para que seja cumprida a Emenda Constitucional 29/00, que obriga a União a destinar às ações e serviços públicos de saúde o valor apurado no ano anterior corrigido pela variação do Produto Interno Bruto (PIB). Com a recomendação, orçamento do Ministério da Saúde para 2004 deve ser de R$ 32,9 bilhões, não devendo ser incluídos nesse montante os recursos provenientes do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza, informa a Agência Brasil.
?O momento agora é de negociação?, declarou o ministro da Saúde, Humberto Costa. Costa disse o governo negociará junto ao Congresso para que não falte verba para seu Ministério. ?Nós vamos encontrar uma saída, junto com o Congresso Nacional, para que os nossos projetos sociais estejam garantidos e ao mesmo tempo não haja prejuízo para nenhuma outra área, muito menos para saúde?.
No último dia 17 de outubro, o deputado federal Roberto Gouvêia (PT-SP) formulou representação ao procurador-geral da República, solicitando apurar o descumprimento da Emenda Constitucional 29 na proposta orçamentária para 2004. Fonteles a encaminhou à Procuradoria da República do Distrito Federal para análise, que conclui que deveria ser enviada uma Recomendação ao presidente da República.
Procurador recomenda cumprimento da emenda constitucional da saúde
Emenda obriga União a destinar às ações e serviços públicos de saúde o valor apurado no ano anterior corrigido pela viariação do PIB
Tags