Segundo pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), quase 80% da população tem, teve ou terá pelo menos um episódio de lombalgia, como é chamada a dor crônica na região lombar. “Em muitos casos, a situação requer intervenção cirúrgica, mas nem sempre o paciente concorda por temer os riscos de uma cirurgia convencional”, explica Dr. Lucas Vasconcellos, neurocirurgião do Hospital Samaritano de São Paulo.

Um procedimento inovador, já realizado com sucesso nos Estados Unidos e Europa, promete técnica cirúrgica minimamente invasiva e mais segura, a cirurgia da coluna por acesso lateral. “Essa técnica reduz o tempo de cirurgia e riscos ao paciente, como anestesia e sangramento, além de melhora em qualidade de vida e rápido retorno às atividades de rotina”, completa o especialista.

É o caso do sr. Celso Ricardo Guedes, de 37 anos, que passará amanhã, 04/12, pelo procedimento no Hospital Samaritano de São Paulo. Com hérnia de disco na região lombar, o paciente será submetido à cirurgia de coluna por acesso lateral, sob o comando do Dr. Lucas Vasconcellos e assistido pelo Dr. Faissal Zahari, membro do comitê diretivo do Board Certified in Orthopaedic Surgery and Spinal Surgery, nos Estados Unidos.

O implante é Cage Lombar Lateral Avenue L, da empresa LDR Holding Corporation, aprovado pela Anvisa no Brasil para casos de fusão lombar via acesso lateral, em pessoas com estrutura óssea madura que sofrem de degeneração do disco, espondilolistese, instabilidade da coluna vertebral, pseudoartrose, escoliose e herniação recorrente do disco.

De acordo com o diretor Sênior da LDR LATAM, Yusley Neto. “O protocolo mais comum e tradicional se dá por via posterior. Porém, atualmente, outros médicos, incluindo a fusão da lombar por via posterior. Porém, atualmente, outros métodos, incluindo a fusão da lombar por via anterior e lateral, têm se mostrado mais eficientes, trazendo grades mudanças para o cenário da saúde no Brasil”. E finaliza”nos EUA e Europa, o acesso lateral já é considerado um dos principais métodos cirúrgicos. No Brasil isso não será diferente”.

Sobre o Hospital Samaritano de São Paulo

Um dos principais centros de excelência em saúde do País, o Hospital Samaritano de São Paulo está há 121 anos em atividade. Fundado em 25 de janeiro de 1894, nasceu como primeiro hospital privado da capital paulista e hoje é uma das poucas instituições de saúde que permanece em atividade, em duas passagens de séculos, com recursos do próprio negócio.

Sobre a LDR

LDR Holding Corporation é uma empresa global de dispositivos médicos focada no desenvolvimento e comercialização de tecnologias inovadoras para o tratamento de pacientes que sofrem com dores na coluna. Os principais produtos da LDR Holding Co., desenvolvidos a partir das tecnologias exclusivas voltadas para a mobilidade e estabilidade do paciente – as plataformas Mobi e VerteBRIDGE, são desenhados para aplicações na coluna cervical e lombar. Essas tecnologias permitem acessos menos invasivos, mais flexibilidade intra-operatória, técnicas cirúrgicas simplificadas e melhores resultados pós-operatórios para os pacientes quando comparadas às outras alternativas. No Brasil, a empresa está desde 2008 com escritório próprio e disponibiliza amplo portfólio de produtos e equipe qualificada.