Em 2014, a América Latina tem apresentado alguns financiamentos por private equity na região, especialmente o Brasil, e a Latin American Private Equity & Venture Capital Association divulgou números sobre o financiamento levantado. Segundo eles, U$3.5 bilhões foram levantados neste primeiro semestre e, até o final do ano, prevê-se o número de U$8 bilhões.
Para termos de comparação, em 2013, os investimentos de private equity chegaram ao número de U$ 5.5 bilhões. Estes investimentos têm sido liderados por empresas como Pátria Investimentos, Gávea Investimentos, Advent International, BTG Pactual e The Carlyle Group. Só a Pátria já fechou seu quinto private equity em U$1.8 bilhões.
O presidente da LAVCA disse “Este é um período dinâmico para o investimento por private equity”.
Algumas empresas menores estão no mercado também, como a Neo Investimentos, que está fechando seu terceiro investimento num total de U$300 milhões.
O Brasil está liderando esta movimentação. Os financiamentos focados no país somaram U$ 2.1 bilhões ou cerca de 61% do total deste primeiro semestre.
Algumas parcerias estão sendo feitas cautelosamente, porque os investidores têm medo do mercado brasileiro. “Temos preocupações sobre o mercado de 2010 para cá. Nós estamos preocupados com a cotação da moeda e com a quantidade de dinheiro levantada.”
O que é Private Equity?
Private equity é um tipo de atividade financeira realizada por instituições que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento.