A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta semana a criação de uma política de apoio à tecnologia e às startups, chamada de Tech Sampa. O objetivo é o estímulo da inovação e do empreendedorismo tecnológico e a melhoria do ecossistema de startups na cidade de São Paulo.

Quatro programas de fomento foram criados para garantir o cumprimento do projeto e eles serão geridos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo ou pela Secretaria Municipal de Finanças e Desenvolvimento Econômico.

O primeiro programa, apelidado de VAI TEC,  consiste no apoio financeiro a projetos inovadores, em especial aos ligados à Tecnologia da Informação e Comunicação, oferecendo, também, bolsas. O segundo é o  Programa de Fomento e Pré-Aceleração de Startups, que dará apoio a Startups em Early Stage (estágio inicial) e este apoio consiste nos âmbitos financeiro, de mentoria e infraestrutura.

O terceiro programa é o Apoio a Aceleração de Startups, feito em parceria com o Ministério de Ciência Tecnologia e Inovação e visa potencializar o crescimento de Startups em estágios mais avançados, ou seja, pretende acelerar o crescimento de empresas de inovação já formadas, com captação de recursos, infraestrutura e outras necessidades que as mesmas tiverem.

Por último, o Apoio à Capitalização de Startups vira a realização de acões e parcerias voltadas para captação de recursos e capital de risco com instituições financeiras públicas ou privadas, bancos de desenvolvimento, empresas públicas que promovem o desenvolvimento econômico e social, sociedades e fundos de financiamento e investimento específicos e, além disso, pretende aumentar a base de investidores-anjo na cidade.

Esperamos que a cidade de São Paulo se torne um pólo ainda mais forte de empreendedorismo e inovação.