A Pró-Saúde, empresa que atua no segmento de gestão de serviços de saúde no país, implantou no ano de 2008 a plataforma de compras eletrônicas da Paradigma  e realizou 13,5 mil processos de compras, em três anos, negociados 97 mil itens de produtos e serviços, no valor de R$ 85 milhões negociados, com economia média em torno de 10% sobre processos de compra tradicional
Segundo a gerente de compras da Pró-Saúde, Mônica Granzo, o projeto do portal de compras corporativo teve como objetivo inicial, além da atualização tecnológica da companhia, a redefinição dos processos de compras, a criação de novas políticas de negociação e o investimento na qualificação dos profissionais envolvidos.
Ela ressalta que diante do sucesso do projeto, o próximo passo será ampliar a base de fornecedores para que seja possível atender o constante crescimento do volume de compras eletrônicas e de clientes associados. Para isso, a companhia conta com o novo serviço de collaborative sourcing, o portal ClicBusiness da Paradigma.
No início do projeto a plataforma atendia poucos itens de compra para apenas 13 hospitais. Atualmente já é responsável pelas negociações de compras de 24 hospitais da rede. Mônica conta que a companhia conseguiu expandir as linhas compradas via portal para materiais de limpeza, escritório, informática, insumos laboratoriais e de imagem, entre outros, estabelecendo uma padronização nos produtos usados nos hospitais e o controle de qualidade de materiais e serviços, que resultou em marcas e fornecedores homologados para cada item.
Ainda este ano, a Pró-Saúde pretende expandir as funcionalidades da sua Central de Compras Eletrônicas, por que há outros hospitais que buscam seus serviços de consolidação da demanda, sourcing e procurement. Para isto, estará incorporando ao as novas funcionalidades da versão Paradigma WBC e-Procurement 7.0 que já vem integrada aos serviços de sourcing do portal ClicBusiness, que permite à empresa e a outros portais associados se conectarem à uma comunidade composta por mais de 50 mil empresas fornecedoras.

*Você está participando do Referências da Saúde? Ainda não? Para entrar no estudo que engloba todos os players do setor, basta enviar e-mail para: [email protected]