O Pró-Cardíaco anunciou investimentos em exames de imagem que possibilitam maior capacidade de identificação da doenças coronarianas, além de aumentar a detecção do vaso responsável pelos sintomas dos pacientes. Segundo a instituição, o objetivo é combater a doença das artérias coronárias (principalmente o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos, de difícil descoberta), uma das principais causas de morte no Brasil.
A nova workstation do serviço de medicina nuclear do hospital permite, segundo a instituição, a integração de exames de cintilografia miocárdica obtidos no equipamento de Spect-CT Symbia T2 com os de tomografia computadorizada realizadas no CT de 64 detectores da Radiologia, através da união via PACS (Picture Archiving and Communication System – Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens). Na prática, a novidade resulta em melhor posicionamento para casos de tomadas de decisões complexas e importantes sobre pacientes que precisam colocar ou já colocaram o stent coronário.
A combinação das avaliações permite, por exemplo, sanar dúvidas sobre as artérias obstruídas e realizar uma correlação anatômica funcional das obstruções que possam limitar a chegada de sangue. Em cerca de 10 minutos o exame é finalizado, e a análise dos resultados e o laudo ficam prontos em três dias úteis.