Na semana passada postamos o prêmio Great Place to Work, na área de Saúde e o premiado foi o Laboratório Sabin. O EmpreenderSaúde foi entrevistar Lídia Abdalla, presidente Executiva e Marly Vidal, diretora Administrativa e de Pessoas, que receberam o prêmio e podem nos contar mais sobre o Laboratório.
Quais as áreas de atuação do laboratório Sabin e qual o diferencial do laboratório como empresa?
Lídia Abdalla – Há 30 anos, o Laboratório Sabin atua no setor de medicina laboratorial. Maior do segmento no Centro-Oeste, a empresa é reconhecida pela qualidade nos processos, inovação, excelência no atendimento, gestão de pessoas e sustentabilidade.
Um de nossos principais diferenciais é a filosofia de alinhamento entre os objetivos da empresa e expectativas das pessoas. Com essa postura, a empresa entrou para a lista das melhores das empresas para se trabalhar. Segundo o Great Place to Work Institute, estamos em primeiro lugar na América Latina, em quarto no Brasil e agora, somos o primeiro na área de Saúde do Brasil.
Além disso, a qualidade dos serviços é comprovada por importantes programas de avaliação da área de medicina laboratorial, como o Programa de Excelência para Laboratórios Médicos (PELM), que atesta o nível de controle da qualidade do laboratório, e o Programa de Acreditação para Laboratórios Clínicos da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica (PALC/SBPC). A empresa também destaca-se pelas certificações das normas ISO 9001, que estabelece um modelo de gestão de qualidade para organizações, e ISO 14001, que atesta a responsabilidade da empresa com o meio ambiente.
Quantos funcionários o Sabin tem atualmente e em quantas unidades?
Hoje, estamos com 118 unidades – 70 no Distrito Federal, 10 no Goiás, 17 na Bahia, cinco em Minas Gerais, quatro em Tocantins, três no Amazonas e nove no Pará. Com isso, desde 2003, o Sabin triplicou a quantidade de colaboradores e atualmente possui 1900 funcionários.
Quais os planos de expansão do Sabin?
Lídia Abdalla – A expansão nacional do Laboratório Sabin começou em 2009, quando abriu unidades em Barreiras (BA) e Anápolis (GO). Mas, foi em 2012, que a empresa iniciou um projeto ousado de expansão, com a assessoria da Fundação Dom Cabral, por meio da Parceria para o Crescimento Sustentável (PCS). Esse processo de expansão nacional começou com o crescimento orgânico – ampliação da operação em Brasília (DF) e expansão para Manaus (AM) – e inorgânico – aquisições realizadas em Uberaba (MG), Palmas (TO), Salvador (BA) e Belém (PA).
Já em 2013 demos início à consolidação da marca, do modelo de gestão e da cultura organizacional do Laboratório Sabin nos mercados de Manaus, Uberaba, Palmas, Belém e Salvador.
Para este ano, nossos planos de expansão se concentram na implantação do serviço de vacinas em alguns mercados e no crescimento orgânico nos locais onde a empresa mantém operação. Até o final do primeiro semestre, teremos inaugurado oito novas unidades: três em Salvador, uma em Barreiras, uma em Palmas, uma em Belém e duas em Manaus, mantendo sempre o compromisso de oferecer um serviço de excelência em medicina laboratorial.
Quais os diferenciais do Sabin na gestão de pessoas?
Marly Vidal – No Laboratório Sabin, as pessoas estão no centro da estratégia empresarial. A empresa valoriza e trabalha todos os aspectos importantes que envolvem a vida do colaborador: a família, a saúde, a vida financeira, o crescimento profissional, as relações de amizade, os sonhos. Enfim, ao cuidarmos das pessoas elas cuidam no nosso negócio que é promover a saúde. Os colaboradores são nossos embaixadores da marca. Eles constroem a marca a cada dia com suas atitudes focadas nos oito valores da empresa: credibilidade, ética, inovação, ousadia, qualidade, respeito à vida, responsabilidade socioambiental e transparência. São nossos colaboradores que tangibilizam a promessa que fazemos por meio da nossa missão: oferecer serviços de excelência em medicina laboratorial.
Acreditamos no crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, para que tenham condições de contribuir na realização da missão da empresa enquanto caminham em busca da autorrealização. Procuramos identificar potenciais, desenvolvê-los, desafiá-los, reconhece-los e recompensá-los.
Dessa forma, construímos um ambiente saudável de trabalho que reflete no atendimento ao nosso cliente. Ao chegar no laboratório, o paciente é recebido com um sorriso, porque a equipe está feliz. Isso faz toda a diferença nos nossos serviços.
Com relação aos colaboradores, procuramos gerar um significado e propósito naquilo que realizam todos os dias! E, para isso, logo na seleção, já buscamos pessoas apaixonadas pelo que fazem, e sentindo que seu trabalho é uma fonte de prazer. Depois, estimulando para que participem da construção dos resultados, do ambiente de trabalho respeitoso e amistoso. E claro, com os resultados atingidos, elogiando, recompensando de diversas formas e comemorando com eles nossas vitórias.
Quanto do faturamento é investido nessa área?
Marly Vidal -Com o foco da política de Gestão de Pessoas no desenvolvimento humano, o Laboratório Sabin investe cerca de 19% do faturamento anual em benefícios para os colaboradores