O Google construiu uma reputação em inovação e tecnologia e eles compram pequenas empresas e startups de saúde que tenham consonância com o futuro que o Google imagina. Dentre os exemplos de empresas compradas pelo google, temos a 23andMe, Adimab, DNANexus, Doctor on Demand, iPierian, Foundation Medicine, Flatiron Health, One Medical Group, SynapDX, Predilytics, Rani Therapeutics e Transcriptic.
Segundo o próprio Google, representado por um dos acionistas do Google Ventures, Bill Maris, o foco do Google está na aplicação de avanços à ciência da computação – big data, cloud e sequenciamento genômico. O primeiro, big data, é o ponto onde o Google acredita que o aspecto disruptivo da medicina pode ser potencializado.
“O que nós tentamos colocar em nossa prática é ‘investir no que a gente sabe, que é onde a saúde encontra com a tecnologia. De certa forma, todas as empresas precisam ser empresas de big data”, de acordo com Bill Maris.
Dentre as startups de saúde compradas, podemos citar a 23andMe, empresa que visa democratizar o sequenciamento e as análises genéticas; o DNANexus que provê uma ferramenta baseada na nuvem para gestão e análise dos dados de DNA e; a Flatiron, que coleta e organiza dados de fontes diferentes para torná-los universalmente acessíveis.
A empresa não está investindo, portanto, apenas no produto ou na sua base de dados, mas, sim, na visão que as startups de saúde têm do futuro da saúde. Ou seja, para o Google, investir em startups de saúde é mais que dar dinheiro para uma boa causa, é colocar o dinheiro em empresas que tenham o potencial de, muito rapidamente, mudar a maneira como a saúde funciona e colocar o poder do big data e do sequenciamento genético nas mãos dos médicos e dos pacientes.
Quer receber matérias como essa no seu email?
[mc4wp_form]