Em estudos realizados nos Estados Unidos e reproduzidos no Brasil, 60% dos consumidores se sentem mais positivos sobre uma empresa quando leem conteúdo personalizado por ela, 90% acham este tipo de conteúdo útil e 78% acreditam que as empresas que fazem isso buscam maior relacionamento com eles.

A ideia do Content Marketing é a de produzir e compartilhar conteúdos úteis para transformar sua comunidade em clientes e para que eles tragam mais clientes. Tal estratégia permite que as pessoas encontrem sua marca mais facilmente, te torna uma autoridade/referência no ramo, te agrega valor frente aos seus consumidores e, no geral, te traz mais retorno no investimento que publicidade tradicional com um lucro que permanece em longo-prazo.

Em relação ao Marketing tradicional, o Content Marketing gera, em média três vezes mais leads por dólar gasto e as empresas com alta quantidade de publicação geram 97% mais leads. Por que, então, as empresas não utilizam ainda esta estratégia no dia-a-dia? Há alguns desafios na criação deste tipo de conteúdo, como o tempo gasto para produção, o trabalho intensivo, a insuficiência de conteúdo para alguns assuntos e a falta de profissionais adequados para tópicos específicos.

Quanto aos profissionais da área, 78% dos CMO’s acreditam que conteúdo personalizado é o futuro do Marketing, 72% preferem esta estratégia a anunciar em revista, 64% das empresas B2B dizem ter dificuldade em produzir conteúdo suficiente e 27% dos profissionais de marketing dizem que este é o conteúdo mais importante de marketing.

Um forte relacionamento com uso de Content Marketing é importante e o cliente nota e prefere a atitude da sua marca estar tentando ajudá-los com conteúdo, em vez de, simplesmente, forçar um produto. Um consumidor educado e empoderado tem forte chance de se tornar embaixador espontâneo da sua marca.