Por natureza, o empreendedor é um curioso e explorador, sem falar no protecionismo que o leva a não delegar funções com medo de não ter a entrega esperada. Porém ser esse “Yes man” – como no filme do Jim Carrey – não é saudável, e aprender a dizer não é uma das coisas mais importante que todo empreendedor e empresário de sucesso deve aprender.
No começo de qualquer negócio vamos atrás de todas as oportunidades que aparecem, a todos os eventos que nos convidam e a todas reuniões possíveis, pois acreditamos que tiraremos proveito em todas elas. De fato é algo comum a acontecer, mas se manter o ritmo de falar sim para tudo, logo prazos não serão cumpridos, não teremos agenda para o que realmente importa, e por fim, perdemos foco. Por esses motivos é que o Não deve fazer parte do perfil empreendedor.
Li recentemente na Entrepreneur um artigo interessante sobre esse assunto, e também no blog do Seth Godin, sobre tempo e escala. Ambos me fizeram parar pra pensar na quantidade de convites que respondo sim, oportunidades que aceito e o resultado não me agradou.
Ao conversar com outras pessoas dessa área, conclui que o problema é comum a muitos, se não a maioria, dos empreendedores. São diversos movimentos que fazemos diariamente que nos levam em direção à perda de foco.
Saber escolher clientes por exemplo, não é tarefa fácil. Um dos maiores medos de qualquer empreendedor é que ao recusar um potencial cliente, outros nunca mais aparecerão. Isso é pouco provável se você realmente acredita no que faz, pois trabalhará duro diariamente, e outros surgirão.
O problema de se escolher um cliente errado é que eles podem lhe solicitar mais que o necessário. Ter esse tipo de dor de cabeça não é produtivo, e deve ser evitado.
Outro ponto levantado é a criação de um critério para ir a eventos. Se entrar no meetup.com e procurar por empreendedorismo, um mar de eventos aparecerá na sua tela.
Diversos deles são muito interessantes e parecem ser exatamente o que você precisa naquele momento, mas não se engane, utilize o seu tempo de maneira inteligente. Avalie as oportunidades que podem ser geradas em qualquer evento que você vá, e confronte com o tempo que irá investir.
Como falei antes, faz parte do perfil empreendedor centralizar as decisões, pois ama demais a empresa criada e não quer coloca-la nas mãos de outras pessoas. Porém saber delegar é uma arte que deve ser dominada por qualquer líder, aprender a falar não para algumas responsabilidades e repassa-las não só pode ser produtiva, como aumentar a eficiência de sua empresa.
A pergunta que fica é: E você? Tem falado Não o suficiente?