A importância de uma política nacional industrial para a saúde foi destaque da Arena Indústria e Distribuidores no primeiro dia da 27ª edição da Feira Hospitalar, que acontece de 17 a 20 de maio no São Paulo Expo. Os deputados Alexandre Padilha e Pedro Westphalen, juntamente com Antônio Nasser, gerente-geral da Baxter Hospitalar e Fernando Silveira Filho, presidente executivo da Associação Brasileira da Indústria de Tecnologia para a Saúde (ABIMED) comandaram o painel “Retomada das discussões acerca da importância do complexo econômico industrial da saúde para o sus e como política industrial setorial”, que faz parte dos mais de 30 congressos de conteúdo que acontecem ao longo dos quatro dias de feira.
Na abertura do painel, Fernando Silveira Filho, da ABIMED, destacou que, alinhado ao tema desta edição da Hospitalar – Back to Basics – a discussão trouxe à tona a necessidade de retomar temas que perderam foco nos últimos dois anos de pandemia, como a pauta sobre o Complexo Econômico Industrial da Saúde, uma questão de fundamental importância para o Brasil, pela potencialidade de desenvolvimento e pelas oportunidades no cenário pós-pandemia. O Complexo da Saúde engloba toda a base produtiva envolvida nos serviços do setor. Apesar de expressiva base produtiva no País, o setor ainda carece de políticas públicas que estimulem e garantam condições sustentáveis para o desenvolvimento e inovação.
União entre parlamentares e indústria é necessária
O ex-ministro da Saúde, Alexandre Padilha, atual deputado federal pelo PT e relator da Comissão Especial sobre o Complexo Econômico e Industrial em Saúde na Câmara, que discute os desafios e obstáculos para aumentar a capacidade nacional de produção de medicamentos e serviços na área, reforçou a necessidade de uma política de Estado para o setor. “Temos de assumir a missão de ter uma política nacional que estimule a produção nacionalmente ou internacionalmente. Temos de construir isso em parceria com agentes privados e públicos, porque já vimos que o mercado não dá conta de regular isso sozinho”, reforçou.
Estabilidade e previsibilidade para a indústria crescer foram pontos destacados pelo deputado Pedro Westphalen. “Durante a pandemia saímos de 3 fábricas de respiradores para 10, em tempo recorde. Sem dúvida, o período trouxe uma grande transformação industrial que mostrou necessidades e dificuldades. Nós temos o melhor sistema de saúde do mundo, com muito potencial, mas precisamos do incentivo à inovação”, contou.
Padilha também destacou que o momento é extremamente favorável para retomada dessa articulação setorial. De um lado, uma nova realidade tecnológica, marcada por Big Data, IoT, entre outras inovações no ambiente hospitalar, que perpassa um sistema desafiador de saúde como o do Brasil com mais de 200 milhões de brasileiros dependentes do SUS. Sendo assim, faz-se mais do que necessário pensar em formas de manter o SUS sustentável e a saúde suplementar aquecida para inovar. “No mundo a partir da pandemia, tivemos a redução da dependência de insumos da Coréia do Sul, China e Índia. Com isso, abre-se oportunidade de o Brasil participar de novas cadeias de produção. Temos uma nova realidade, uma necessidade apontada e uma oportunidade que o país não pode perder”, reforçou o ex-ministro.
Falta de segurança jurídica afeta o setor
“Independentemente do Governo que está no poder, precisamos de uma política de Estado que permita não só um sistema mais saudável, como também maior qualidade de vida para o paciente”, reforçou Antônio Nasser, gerente-geral da Baxter Hospitalar, empresa que produz equipamentos médicos e produtos farmacêuticos.
Representando a indústria no painel junto com a Abimed, Nasser também destacou que o setor se preocupa muito com o futuro e ainda carece de segurança jurídica. “Temos ainda muitas questões tributárias que nos deixam à margem da decisão: invisto ou não invisto no País? Precisamos de reformas estruturantes que estimulem o nosso investidor local a colocar seu parque fabril no Brasil com segurança”, reforçou.
O próximo passo será recriar o grupo executivo do Complexo Econômico Industrial da Saúde, para retomar as discussões e articular políticas públicas que sustentem e promovam as atividades do setor.
Feira Hospitalar acontece até 20 de maio em São Paulo
Para visitar a 27ª edição da Feira Hospitalar no SP Expo, basta se credenciar gratuitamente no site. Além dos congressos pagos, o evento também conta com sete arenas de conteúdo gratuito e uma área de exposição de aproximadamente 100m². Confira a programação completa no site ou na Hospitalar Hub e programe sua visita.