Mais uma vez esta coluna dá destaque a um desafio de inovação. Depois da consultoria IDEO e do Centro de Longevidade da Universidade de Stanford, é a vez da consultoria Policy Wisdom, que oferece soluções em saúde pública para governos e tomadores de solução,convocar a criatividade coletiva, no caso, dos jovens em particular, para buscar respostas para problemas vividos por idosos.

Conversei com Cristina Guimarães, consultora da Policy Wisdom no Brasil. Cristina é economista especialista em demografia, e faz trabalho voluntário na Vila Nova Esperança, periferia de São Paulo, junto com Beatriz Gutierrez, professora da Gerontologia-USP,  identificando necessidades de saúde dos idosos da comunidade. Ao saber do interesse dos fundadores da Policy Wisdom em criar uma ação de impacto positivo para a população, as pontas foram juntadas, e foi criado o desafio Policy Wisdom Saúde dos Idosos.

O objetivo é que  se envolvam jovens entre 15 e 25 anos e matriculados em qualquer nível escolar. A solução proposta necessariamente deve ser de baixo custo (preço de venda não maior que R$30) e ter pelo menos um impacto social mensurável (redução no número de internações, aumento no acesso aos serviços, menor tempo gasto acamado, redução de quedas, maior sensação de felicidade, entre outros).

Até agora foram contactados para divulgar e participar do desafio: o Movimento Choice da Artemísia, o Encontro Jovens Transformadores, IFSP (Observatório Educacional), entre outros. O grupo vencedor ganhará um tablet, visibilidade nas redes da Policy Wisdom e terá a chance de conhecer a ação desenvolvida em Vila Nova Esperança. Quanto aos beneficiários, Policy Wisdom financiará a produção/aquisição do item escolhido e fornecerá aos idosos da comunidade. A divulgação do resultado ocorrerá no dia 14 de novembro.