[vimeo]http://vimeo.com/84785798[/vimeo]

A Polar Green surgiu em 2008 – em Chicago Estados Unidos – quando o fundador da empresa, Vincent Paglione, constatou durante tratamento médico nos Estados Unidos, que as estações médicas de trabalho, mesmo lá em hospitais de alto nível, eram limitadas tecnologicamente.

Assim, Paglione concebeu uma empresa onde todo produto projetado teria a interação e a experiência do usuário (médico, paciente, administrador) como prioridade, junto a um design de excelência, onde o compartilhamento de informações/imagens  de maneira eficiente, permitissem o empoderamento dos pacientes com um maior grau de engajamento.

Paglione criou a Polar Green e convocou um time global de designers especialistas em tecnologia da informação, UX (interação), design universal e para a saúde.

O primeiro passo era avaliar os diferentes ambientes médicos/hospitalares de países como Brasil e Itália, se existia a mesma dificuldade tecnológica de interação e desempenho.

Problemas nas atuais estações de trabalho

O que foi constatado inicialmente como um problema/necessidade individual, revelou-se uma necessidade global. A pesquisa foi feita com especialistas, usuários em hospitais dos Estados Unidos, Itália e Brasil, onde novamente se constatou um atraso tecnológico das estações, mesmo em hospitais exclusivos e de luxo.

Estações de trabalho na saúde são projetadas e construídas de maneira arcaica, com o objetivo de usar apenas a tecnologia atual (computador, monitor, mouse, teclado e uma mesa separada).

Algumas dificuldades apresentadas eram:

  • compartilhamento limitado de imagens e informações
  • difícil visualização de raios-X
  • scanners
  • tamanho reduzido de imagens

Novos métodos de trabalho, mais virtuais e interativos com dispositivos inteligentes, não são facilmente incorporados nas atuais estações.

Esta ineficiência também afeta os hospitais quando é necessário fazer uma troca ou atualização dos seus equipamentos defasados, gerando maior custo, e a ineficiência presente nos fluxos de trabalho do corpo médico e administrativo do hospital.

Sendo assim, este conjunto de necessidades locais e globais, e a possibilidade real de inovar para o crescente mercado de saúde global, levou a Polar Green a propor uma estação médica para o século 21, mais interativa e virtual, chamada Informacio (do catalão Información)

Proposta inovadora do Informacio

Este projeto começou em 2012 e agora está na etapa de pré-lançamento, na plataforma Indiegogo.

A  proposta é projetar uma estação de trabalho revolucionária para o século 21, moderna, inovadora, eficiente e cada vez mais virtual e imaterial.

Neste caso, a Polar Green decidiu que o Design e a interação – experiência do usuário (UX) – seriam a prioridade no processo de design e engenharia, desde o começo.

Quando se fala em produtos de tecnologia da informação, geralmente a tecnologia e o mercado são os drivers do processo de design e engenharia.

Essa proposta traz benefícios para os corpos médicos, de pacientes e hospitais, melhorando os fluxos de trabalho, interação  médico-paciente, diminuindo os custos de modernização de tecnologia e estações de trabalho para os hospitais.

Prêmios Internacionais

O projeto foi ganhador do concurso Mobile Health da Medstartr e a empresa Sierra Wireless – Estados Unidos.

Finalista para entrevista na aceleradora de projetos médicos Healthbox Chicago – Estados Unidos.

Saiba mais sobre Informacio e Polar Green

O projeto está na etapa de pré-lançamento no Indiegogo, para financiamento dos protótipos industriais.

Visite o site da Polar Green, e assista a webinars criados para seu lançamento:

1. informações e link para os futuros webinars, com os maiores especialistas mundiais em design e tecnologia.

2. informações sobre o andamento da campanha e lançamento de Informacio no Indiegogo.

3. lançamento oficial da campanha no Indiegogo.

4. Assista o webinar “Why Design matters in healthy community” com o designer Marcio Dupont e outros especialistas no site

Na foto, da esquerda para direita:

  • D.I. Marcio Dupont (BR/MX)
  • D.G. Brenda Lopez (MX)
  • Fundador de PG Vincent Paglione (USA)
  • Arq. Brian Ellison (USA)
  • Diseñadores Giorgia Lupi y Gabriele Rossi (IT)