Fundada no Brasil há quase quatro anos, a startup Dr. TIS tem sido pioneira em serviços de tecnologia para a Saúde, especialmente na área da telerradiologia. Somente em 2021, a healhtech registrou a marca de 1,7 milhão de exames em sua plataforma de gestão de imagens médicas. Um dos grandes diferenciais da empresa é a usabilidade do PACS Cloud, uma solução que permite aos radiologistas acessarem informações em qualquer lugar e a qualquer hora via browser. Mobilidade e praticidade são características reconhecidas da plataforma, que funciona com total segurança, dentro das normas previstas na nova Lei Geral de Proteção de Dados. 

O principal propósito da Dr. TIS é democratizar o acesso à Saúde. A presidente e fundadora da startup, Jihan Zoghbi, destaca que os serviços da marca proporcionam que hospitais e clínicas consigam trabalhar com mais previsibilidade e redução de custos. “Nossa plataforma de PACS é implantada em poucas horas, sem a necessidade de utilizar servidores locais. O investimento é mais atrativo do que os data centers físicos, com plena segurança e proteção de dados. O treinamento e as configurações iniciais são práticos e de fácil execução, o que permite que o trabalho inicie no mesmo dia da contratação na maioria dos casos”, salienta.

Jornada completa e suporte 24h

O diretor de Negócios da Dr. TIS, Abrahão Lucas de Souza Ferreira, salienta que o suporte 24 x 7 (24 horas por dia e sete dias por semana) para casos críticos é uma das características determinantes para que cada vez mais clientes escolham a Dr. TIS. Além disso, a interoperabilidade é uma diretriz da qual a startup não abre mão. “Nós atuamos com integrações via API, ou seja,  é possível integrar o PACS com as soluções de gestão da instituição — além de aplicativos e demais softwares de mercado — de forma simples e ágil. Nossa solução de imagens já vem com integrações nativas com visualizadores como Osirix, Horus e Radiant. Com isso, é possível oferecer mais liberdade de escolha aos profissionais”, detalha.

Todas as atualizações da plataforma PACS Cloud são oferecidas a hospitais e clínicas em tempo real. Estar “em nuvem” possibilita disponibilidade de 99,995%, melhoria constante de processos e redução de custos para o cliente, a partir do armazenamento de imagens. 

Com todas essas características, a Dr. TIS é hoje uma das poucas empresas genuinamente brasileiras que contempla toda a jornada de diagnóstico por imagem, com recurso de telerradiologia, worklist, central de laudos e entrega de exames online. Os dados são hospedados nos servidores tier 4 da AWS, que garantem camadas de segurança, velocidade e recursos de ponta para cada negócio. 

Aprimoramentos para 2022

Neste ano, a empresa liberou o novo Viewer web, que auxilia no diagnóstico de várias doenças, ao permitir a manipulação de imagens capturadas nos exames. A novidade torna a experiência do médico mais rápida e precisa, além de facilitar o fluxo de trabalho das equipes de saúde. Além de aumentar a produtividade do centro de diagnóstico, o atendimento ao paciente torna-se ainda mais qualificado, com rápida resposta e acesso aos resultados. 

Outro lançamento da Dr. TIS para 2022 é o Connect, responsável por receber imagens de equipamentos de radiologia, organizar as informações, criptografar e enviar para a nuvem e para a plataforma de PACS. “Isso significa eliminar uma série de trabalhos manuais e prevenir erros técnicos. O profissional fica liberado para cuidar do que realmente precisa, com autonomia, pleno controle e agilidade. E as instituições de saúde também ganham, pois há a integração de dados de migração de legado, de forma eficiente e simplificada”, destaca o diretor de Negócios.

Acesso em áreas remotas

Em uma região do Brasil, um serviço de diagnóstico por imagem faz um exame em um paciente. A milhares de quilômetros de distância, um médico tem acesso às imagens, tira as medidas e faz o laudo, podendo ainda discutir o caso com outros profissionais, também de forma virtual. E pela internet, o cidadão pode ter todas as informações, sem precisar ir à clínica ou hospital.

A telerradiologia é mais uma modalidade de medicina à distância que cresceu durante a pandemia. E a Dr. TIS contabilizou um avanço expressivo desse serviço em 2021. O sistema PACS registrou no último ano um total de 1,7 milhão de exames, incremento de 49% em comparação com 2020. A empresa dispõe da solução para pessoas, o PACS Humano, e também para animais, o PACS Vet.

O PACS pode ser utilizado para diversos tipos de imagens médicas, como raio-X, tomografia, ressonância magnética, ecografia e hemodinâmica. Além de beneficiar instituições que não possuem um radiologista presente, a solução também reduz custos de armazenamento das informações. “Todas as imagens podem ser salvas na nuvem, ocupando um espaço maior do que o que seria exigido com a contratação de um data center pela clínica ou hospital”, conclui a presidente Jihan, reiterando que os dados possuem criptografia de ponta a ponta, seguindo à risca as normas da Lei Geral de Proteção de Dados.