A Câmara analisa o Projeto de Lei 6867/10 (PL), do deputado Paes de Lira (PTC-SP), que cria exame de avaliação de conhecimento para profissionais da área de saúde. A aprovação será pré-requisito para o exercício profissional.

Pela proposta, a prova, que será realizada em duas fases, será regulamentada pelo conselho federal de cada área de atuação. Segundo Lira, os advogados, por exemplo, já são obrigados a se submeterem a exame da Ordem dos Advogados do Brasil para exercerem a profissão.

Na argumentação sobre a importância do exame, o parlamentar cita dados do Conselho Regional de Medicina de São Paulo (Cremesp), que realiza exames facultativos. Em 2009, 56% dos candidatos, formandos de medicina, foram reprovados na primeira etapa da prova.

O deputado informa que, por três anos consecutivos, a maioria dos participantes não chegou à segunda etapa. De acordo com ele, o pior desempenho registrado no ano passado foi na área de clínica médica. “O exame do Cremesp demonstrou, mais uma vez, que há deficiências na formação dos estudantes em campos essenciais do conhecimento médico, nos quais há grande demanda de atendimento por parte da população”, disse o deputado à Agência Câmara de Notícias.  

Você tem Twitter? Então, siga  http://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.