A brasileira Pixeon tem planos ambiciosos para 2012. Por meio de investimentos em novos projetos e expansão comercial no Brasil e América Latina, a empresa prevê crescer 50% no ano, índice acima do esperado pelo mercado de PACS (sigla em inglês para Sistema de Gestão de Imagens Médicas). Ainda neste primeiro semestre serão lançadas novas tecnologias em soluções e serviços, como o PACS Aurora 3.0 e o CAD Pulmonar, que entrará em comercialização.

De acordo com o CEO, Fernando Peixoto, a companhia investe na ampliação da qualidade da imagem, além de ferramentas que podem servir como uma segunda opinião ao médico.

O CAD Pulmonar, por exemplo, é capaz, segundo Peixoto, de identificar e marcar nódulos nas imagens, mesmo os que ainda são muito pequenos. “Quando um radiologista faz a análise do exame pode visualizar as marcações feitas pelo software e fazer o diagnóstico com maior segurança e precisão. Entendemos que o investimento em diagnóstico precoce pode salvar vidas, isso foi a principal motivação para o desenvolvimento?, afirma o executivo, em comunicado.

Outro destaque para o primeiro trimestre de 2012 será o lançamento da nova geração do PACS Aurora e da nova plataforma de interpretação em conjunto com arquitetura de reconstrução MPR/3D.

A companhia informou, ainda, que outras tecnologias que garantem maior precisão e qualidade no diagnóstico já estão sendo desenvolvidas em parceria com empresas e universidades do País. Três projetos estão em andamento, com previsão de término para 2013: portal de distribuição de laudos; tecnologias para plataformas móveis e através de equipamentos touchscreen; soluções para tele ultrassonografia. Os investimentos para a execução destes projetos foram captados ao longo de 2011 por meio de órgãos de fomento, como FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) e CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), no entanto, o montante não foi divulgado.

Intel Capital

De acordo com a Pixeon, o investimento da Intel Capital, que passou a ser acionista minoritária da empresa, ajudará a impulsionar os planos de crescimento da empresa. O aporte contribuirá para a expansão comercial no Brasil e na América Latina.