A Philips lançou no Brasil o projeto Ação Verde, um programa de reciclagem da companhia que prevê, como maior objetivo, recolher todos os equipamentos que a empresa coloca no mercado, após entrarem em obsolescência.
Em sua primeira fase, o projeto encaminhará para reciclagem produtos da linha de Monitoramento de Paciente & Cuidados Terapêuticos (PM&TC) como monitores, oximetros e desfibriladores, das marcas Philips e Dixtal.
Além disso, serão oferecidas condições comerciais especiais para quem entregar os equipamentos antigos na atualização de sua base tecnológica. ?O objetivo do projeto é proporcionar às unidades de saúde a possibilidade de atualização de sua base instalada com o descarte responsável e adequado dos equipamentos antigos?, afirmou, em comunicado, o diretor comercial para a linha de Monitoramento de Paciente & Cuidados Terapeuticos (PM&TC) da Philips do Brasil, Isaac Gregório.
Para participar do programa é necessário que os equipamentos encaminhados para o descarte sejam obsoletos ou estejam fora de linha, mas contendo todas as peças, mesmo que sem funcionamento.
Para ter acesso às condições especiais de compra, o produto descartado deve ser similar ao adquirido. Uma empresa homologada pela Philips retira os equipamentos antigos no endereço da unidade de saúde, supervisiona o processo de reciclagem e encaminha um certificado para a instituição garantindo o destino correto dessas peças. Depois, é entregue às instituições participantes do projeto um ?Certificado Verde?.
Em dois meses de programa, foram recolhidos mais de 113 equipamentos, vindos de todas as regiões do País.