Em meio a congressos e discussões em torno dos avanços da radiologia do mundo, o lançamento de uma nova modalidade de diagnóstico por imagem agitou o RSNA 2010. O PET/ MR, que integra as imagens moleculares com a Ressonância Magnética, e que trará um grande avanço para o diagnóstico em tecidos moles.  A grande inovação em modalidade nos 10 últimos anos no segmento foi trazida pelas concorrentes Philips e Siemens.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail. 
  
O equipamento lançado pela multinacional holandesa integra os dois exames em um aparelho. Um arco de PET e outro de Ressonância Magnética são ligados por uma mesa giratória. Com a interação, a detecção da imagem pode ser agilizada e o exame feito com mais precisão. A empresa já conta com dois equipamentos instalados, e mais quatro vendidos, e com instalação prevista para o próximo semestre.
Para o vice-presidente de Marketing de CT e Imagem Molecular, Dominic Smith, a nova modalidade representa uma conquista para medicina e pode trazer uma revolução para o segmento. “É uma nova modalidade surgida em 10 anos. Agora o desenvolvimento de protocolos médicos poderá resultar em uma revolução no diagnóstico”, destacou.
Pesquisadores da Universidade de Genova auxiliariam a Philips no desenvolvimento do equipamento.  Em apresentação sobre os estudos clínicos com o PET/ MR na área de oncologia, o médico Osman Ratib, chefe do departamento de Medicina Nuclear da universidade, destacou a alta resolução da imagem como uma ferramenta mais precisa no diagnóstico de tumores em áreas como garganta, mama, próstata. “A combinação das duas modalidades trouxe ganhos como mais conforto para o paciente, diminuição da dose de radiação e ainda mais precisão na identificação dos tumores”, salientou. O segundo hospital que conta com a tecnologia é o Monte Sinai, em Nova York.
Concorrência
A Siemens também apresentou o seu equipamento de PET/ MRI, o Biograph mMR.  A empresa integrou as duas modalidades em um único scanner, com a utilização de detectores de PET com cristais de LSO, que foram integrados à ressonância. Com a aquisição simultânea de imagens das duas modalidades, há uma geração automática do conjunto dos dados fundidos, que podem ser separadas, caso haja necessidade.  Além da área oncológica, a neurologia é outra grande aposta da empresa para sua nova tecnologia.
A empresa teve o primeiro equipamento instalado no Hospital Klinikum, pertencente  à Universidade Técnica de Munique, na Alemanha.  A Siemens pretende lançar formalmente o BIoGraph mMR na Europa no segundo semestre de 2011 e obter o selo do FDA até o final do próximo ano,  para que em 2012 a tecnologia esteja disponível para ser comercializada em todo o mundo.
* A jornalista viajou para Chicago a convite da Philips
 Você tem Twitter? Então, siga http://twitter.com/#!/sb_web e fique por dentro das principais notícias de Saúde.