Após a criação da plataforma de saúde da Apple, do Google e da Samsung, a Salesforce e a Royal Philips NV estão em parceria para criar uma plataforma que conecta provedores de saúde, seguradoras e consumidores de saúde.

A ideia das duas companhias é fornecer uma plataformas aberta para coletar dados de equipamentos clínicos, sistemas de informação, aplicativos de wellness e devices fora do sistema de saúde.

As plataformas de saúde das empresas grandes como Google e Apple focaram, principalmente, em bem-estar e fitness de wearable devices, mas muitos acreditam que somente estes dados não ajudarão diretamente o sistema de saúde. O foco da plataforma de saúde é mais B2MD que B2C

A nova plataforma de saúde armazenará os dados das máquinas e dos sistemas, além dos prontuários eletrônicos e outros informações de saúde. Quantos estes dados forem coletados, a plataforma quer usar técnicas de BigData para ter insights sobre como tratar pacientes de forma mais eficiente. Estes insights entrarão em uma ferramenta de suporte à decisão nos pontos de cuidado.

A plataforma de saúde será baseada na nuvem e fornecida pela Salesforce, empresa com bastante interesse na Internet das Coisas e na conexão de todos os devices e objetos do dia-a-dia.

As empresas citaram que o primeiro foco da plataforma de saúde será em pacientes de risco, como idosos e com doenças crônicas. Segundo a Philips, 75% dos gastos em saúde dos EUA vão para pacientes nestes grupos.

Quer receber matérias como essa no seu email?

[mc4wp_form]