A holandesa Philips anunciou a compra da brasileira Wheb Sistemas, empresa especializada em sistema de gestão hospitalar, com sede em Blumenau (SC). A aquisição está em linha com a estratégia da companhia de expandir sua vertical de TI em saúde no País e de construir um novo modelo de negócios. “A ideia é desenvolver uma plataforma que integre soluções, produtos e serviços de consultoria”, afirmou o presidente da Philips, Marcos Bicudo, em entrevista exclusiva ao Saúde Business Web nesta segunda-feira (13). O valor da transação não foi divulgado.  

De acordo com o de vice-presidente de Cuidados com a Saúde para a América Latina, Daurio Speranzini, com mais esta aquisição, o foco da Philips deixa de ser somente para comercialização de equipamentos e passa a ser na expertise de soluções. “Buscamos oferecer ferramentas ao profissional de saúde por meio desse novo modelo de negócios”, enfatizou Speranzini.

Em março deste ano, a empresa anunciou em primeira mão ao Saúde Business Web a aquisição da Tecso, companhia focada em Radiology Information System (RIS). Além disso, no mês passado, a Philips fechou acordo de aquisição da CDP Medical – um provedor de Israel baseado em picture archiving e sistemas de comunicação.

A Wheb Sistemas foi a quarta empresa no Brasil a ser comprada pela multinacional holandesa nos últimos três anos. Em 2007, a organização adquiriu a fabricante de Raios X VMI. E, no ano seguinte, foi a vez da Dixtal, focada nas linhas de monitoramento de pacientes, anestesia e ventilação.

Crescimento:

O Brasil é um dos principais alvos de investimentos da Philips entre os países emergentes devido ao vertiginoso avanço registrado nos últimos quatro anos. Para se ter ideia, em 2006, o volume de negócios em saúde no Brasil representava 6% do faturamento local da empresa. Este ano, equivale a 25%. Foram investidos nesse intevalo de tempo cerca de US$ 400 milhões no País, montante projetado para obtenção de um crescimento acelerado no prazo de cinco anos.      

O crescimento médio anual da Philips Healthcare do Brasil é de 38%. Com a aquisição, a projeção é de um avanço  de três a quatro vezes a taxa do PIB nacional.

Bicudo ressaltou a manutenção dos 200 empregados da Wheb Sistemas. “Vamos continuar com a estrutura de colaboradores da Wheb, pois são profissionais diferenciados e bastante jovens, o que é ótimo para nós”, disse.

*Informações atualizadas às 22h51

Leia mais: 

Compra Tecso: Philips Brasil anuncia aquisição de empresa de TI em saúde

Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor