A brasileira PharmaPraxis e a canadense PlantForm Corporation anunciaram um acordo de cooperação e licenciamento para desenvolver, produzir e comercializar versões de medicamentos biossimilares e biobetters a partir de um sistema de expressão gênica em plantas patenteado pela PlantForm. Inicialmente, as empresas vão desenvolver versões de seis anticorpos monoclonais que respondem por US$ 31,5 bilhões em vendas globais anuais.
Don Stewart, presidente e CEO da PlantForm, diz que a parceria é estrategicamente importante para a comercialização da plataforma para a fabricação de medicamentos biológicos à base de plantas. Trazer esses biofármacos de baixo custo para o mercado brasileiro também é parte da estratégia da PharmaPraxis no mercado brasileiro, diz o CEO da empresa, Eduardo Cruz.
A PlantForm Corporation foi criada em 2008 para produzir medicamentos biológicos para câncer e outras doenças críticas a baixo custo. Versões biossimilares de três medicamentos para o câncer estão em desenvolvimento atualmente, assim como anticorpos para o tratamento do HIV.
Já a PharmaPraxis é uma empresa nacional dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de medicamentos biotecnológicos ainda não produzidos no Brasil. Está localizada no Pólo de Biotecnologia do Rio de Janeiro, cuja gestão é da Fundação Bio Rio, no campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).