A iniciativa conta com uma estrutura de pronto-atendimento e outra para cuidados no semi-intensivo, ambas no interior de São Paulo, o estado mais afetado pela doença

Referência em unidades móveis de atendimento hospitalar, a Associação Expedicionários da Saúde (EDS) está usando sua expertise na medicina em campo para auxiliar no combate à pandemia do novo coronavírus. Duas estruturas, uma de pronto-atendimento e outra para assistência semi-intensiva, foram criadas para servir de apoio ao Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no interior de São Paulo, o estado mais afetado pela doença no Brasil. A iniciativa conta com o apoio de empresas como a Pfizer, companhia que atua em parceria com a EDS já há 8 anos, incentivando seus projetos itinerantes que levam atendimento clínico e cirurgias especializadas a populações indígenas isoladas.

Batizada como Missão Covid-19, a instalação do Complexo Hospitalar EDS em Campinas é uma iniciativa desenvolvida em cooperação com a UNICAMP, com a Secretaria de Saúde de Campinas e com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, além do próprio hospital, reunindo voluntários e profissionais que atuam na saúde pública em toda a região. Já em funcionamento, a unidade de pronto-atendimento foi montada na entrada do HC.

A segunda estrutura funcionará com uma capacidade de 108 leitos em regime semi-intensivo, ampliando a oferta e equipamentos médico-hospitalares aos pacientes mais graves. “Teremos a capacidade de atender 250 pessoas diariamente por meio de nossa estrutura de pronto atendimento e, ao mesmo tempo, apoiar o tratamento daqueles que apresentarem sintomas mais agudos da doença”, explica Ricardo Affonso Ferreira, presidente da entidade.

“Em todo o mundo, a Pfizer mantém parcerias com organizações sociais para apoiar projetos que façam a diferença na sociedade e estejam aliados à nossa missão de transformar a vida das pessoas por meio da saúde. Esse é o caso dos Expedicionários da Saúde, um trabalho sério e qualificado do qual participamos já há muitos anos”, comenta a diretora médica da Pfizer, Márjori Dulcine. “Ter a oportunidade de apoiar financeiramente a EDS no enfrentamento de uma das maiores emergências de saúde da história recente nos enche de orgulho e de esperança. O sucesso no combate à pandemia de covid-19 depende, necessariamente, do envolvimento de todos: sociedade, governos, instituições e corporações”, completa.

No site da Associação Expedicionários da Saúde é possível colaborar com a iniciativa e, também, se voluntariar para participar do projeto.