A farmacêutica americana Pfizer e o laboratório Eurofarma anunciaram parceria para produzir a versão genérica do Lípitor, medicamento que combate o colesterol elevado. A previsão é de que o produto seja comercializado no mês de setembro. As companhias aguardam a aprovação de registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, segundo a diretora de Sustentabilidade & Novos Negócios da Eurofarma, Maria Del Pilar Muñoz, deve sair nos próximos dias.
e receba os destaques em sua caixa de e-mail.
Esta é a primeira vez que a Pfizer faz um acordo de distribuição e comercialização da versão genérica de um medicamento próprio no país. O Lípitor da Pfizer é o remédio mais vendido no mundo, com receita US$ de 13 bilhões anuais.
A negociação entre a Pfizer e a Eurofarma foi assinada em abril de 2010 e tem duração de cinco anos. No entanto, Maria Del Pilar ressalta que pode ser prolongada.
?A estratégia está alinhada com o nosso interesse de colocar no mercado o primeiro genérico do Lípitor, com menor preço e ampliar o acesso à população?, disse Maria Del Pilar. A Pfizer vai produzir o genérico e a Eurofarma irá promover, distribuir e comercializar.
O medicamento custará 35% mais barato ao consumidor. Em São Paulo, uma caixa com 30 comprimidos do Lípitor custa cerca de R$ 153,00.
Quebra da patente
A patente do Lípitor no Brasil estava programada para terminar no dia 28 de dezembro, porém, o Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro antecipou a data prevista e ?quebrou? a patente nesta última quinta-feira (26).
No mesmo julgamento, a liminar obtida pela EMS para fabricação do genérico de Lípitor foi revogada. No entanto, como a expiração, o EMS é o único laboratório que obteve o registro para comercializar a versão genérica.
?No primeiro momento vamos disputar mercado com a EMS. Novos participantes devem entrar e vamos acompanhar essa evolução. O consumidor já nos conhece e deve se identificar com nossa marca?, disse a executiva.
Ainda de acordo com Maria Del Pilar, o consumidor poderá migrar de uma droga mais antiga no combate ao colesterol, conhecida como Sinvastatina, para o novo genérico do Lípitor.
*Estamos em contato com a EMS que deve se pronunciar em breve
Você tem Twitter? Então, siga https://twitter.com/ e fique por dentro das principais notícias do setor.
Pfizer e Eurofarma fecham acordo para genérico Lípitor
As empresas aguardam aprovação da Anvisa. Porém, com quebra da patente, o EMS já pode comercializar versão genérica, pois já possui registro
Tags