A polêmica sobre o uso de células-tronco adultas para reparar tecidos lesados ganhou mais força. Estudos desenvolvidos pela pesquisadora Alice Teixeira Ferreira ? Livre docente do Departamento de Biofísica/Biologia Molecular e membro do Comité de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e sua equipe ? prova que é possível obter excelentes resultados utilizando células tronco adultas retiradas da medula óssea do próprio paciente. Desta forma, não há a necessidade da utilização de células tronco embrionárias. O livro ?Biologia Molecular ? Guia Prático e Didático? traz esta e outras perspectivas reunidas num trabalho pioneiro no Brasil. ?O objetivo do livro é permitir que mais pessoas tenham acesso ao conhecimento de toda esta imensa área da Biologia Molecular, pois será somente através da disseminação de todo este novo conhecimento que mais pessoas ligadas à área da saúde e o público em geral poderão se dar conta de todos os benefícios que tudo isto poderá trazer a quem puder se utilizar destes recursos?, explica a pesquisadora Lilian Piñero Eça, integrante deste grupo de pesquisa e autora do livro. Lilian diz ainda que este trabalho com células tronco adultas ? em parceria com outros Institutos ? está sendo utilizada com sucesso em pacientes cardíacos no Brasil.
A equipe da Unifesp está estudando ?sinalização celular? em modelos experimentais diabéticos, em pele humana, Neurofibromatose, Mal de Parkinson, para, desta forma reforçar a aplicação da terapia com células-tronco adultas. ?Este livro se faz tão necessário que mesmo antes de seu lançamento o seu capítulo de terapia celular foi levado ao Vaticano?, completa a pesquisadora.
Serviço:
Lançamento do livro ?Biologia Molecular ? Guia Prático e Didático?- Lilian Piñero Eça e cols.- Editora Revinter-RJ
Quando: 15 de abril (Quinta-feira) às 20h
Onde: Associação Paulista de Medicina ? Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278, 11º andar, Bela Vista – São Paulo (SP).
Pesquisadores da Unifesp divulgam terapia com células tronco
Livro de biologia molecular, elaborado por profissionais da Unifesp, mostra trabalho pioneiro no mundo sobre terapia com células tronco não embrionárias
Tags