A pesquisa para a premiação Top Hospitalar 2011, idealizada pela IT Mídia, acaba de entrar em campo. Reconhecido como o principal prêmio para a comunidade de saúde do País, o Top Hospitalar alcança, em 2012, a sua 14ª edição. Tendo como foco os fornecedores de produtos e serviços para clientes hospitalares, os avaliadores das empresas competidoras serão os próprios hospitais, clinicas e laboratórios.
O objetivo do Top é tornar tangíveis os níveis de serviços prestados pelos fornecedores e, desta forma, evidenciar ao mercado quem são os ícones de excelência e exemplos a serem seguidos.
A pesquisa acontece de 09 de novembro deste ano a 10 de fevereiro de 2012. Os grandes vencedores serão revelados em uma cerimônia de premiação, no dia 10 de abril de 2012, em São Paulo.
VEJA TUDO O QUE ACONTECEU DURANTE TOP HOSPITALAR 2010

Metodologia:

Todos os hospitais, clínicas e laboratórios cadastrados no banco de dados da IT Mídia serão convidados a preencher um breve questionário online, por meio do qual elegerão os seus fornecedores preferidos, atribuindo notas por cada quesito.
O estudo este ano passará por uma análise mais apurada dos fornecedores concentrada em uma única fase de pesquisa, eliminando uma segunda etapa de votação.
Cada hospital participante poderá selecionar até três grupos de fornecedores para indicação dos competidores. Por exemplo: se o respondente optar por avaliar os grupos de Serviços Financeiros, Indústria de Equipamentos e Indústria de TI, ele poderá eleger as suas empresas favoritas nas 10 categorias atreladas a esses grupos. Além disso, ele deverá classificar os sete critérios de avaliação em ordem de importância, de acordo com o que julga ser mais ou menos relevante na relação com os seus fornecedores. Esta análise originará uma lista tríplice de finalistas que passará por uma analise de um comitê de lideranças da IT Mídia.
Ao final, o estudo permitirá um desenhar um retrato dos fornecedores hospitalares do País, à medida que considera não só menção de marca, mas a avaliação dos fornecedores por percepção de marca e desempenho. Ou seja, para determinar as notas finais dos competidores na primeira fase do estudo ? e definir os integrantes da lista tríplice ?, é aplicado um peso de 33% para menção de marca , 33% para avaliação de percepção e 33% para qualidade do produto.
O estudo contempla ainda três categorias especiais: Melhor Executivo da Indústria; Melhor Executivo de Vendas; Melhor Executivo de Marketing. Os finalistas nessas camadas de avaliação serão determinados por um comitê julgador composto por lideranças da IT Mídia
Sobre as Categorias:
O estudo está dividido em 10 grupos de fornecedores totalizando 25 sub-categorias
Veja os grupos de fornecedores e sub-categorias:
SERVIÇOS FINANCEIROS – Instituições financeiras
CONSULTORIA – Consultorias de gestão empresarial, de processos de qualidade (acreditação) e auditorias
INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS:
Diagnóstico por Imagem – Fabricantes de equipamentos de ultra-som, mamografia, raio X, ressonância magnética, tomografia, medicina nuclear, angiografia, oncologia, entre outros.
Análise laboratorial – Fabricantes de produtos para análise laboratorial, como microscópios, ecocardiógrafos, endoscópios, eletrocardiógrafos, entre outros.
Cuidados ao paciente – Fabricantes de equipamentos utilizados no cuidado diário com o paciente (leito), como camas, guindastes de transporte etc.
Suporte e manutenção à vida – Fabricantes de equipamentos utilizados em situações críticas – EXCETO itens cirúrgicos -, como monitores cardíaco, de pressão arterial, radiação, desfibriladores etc.
Cirurgia – Fornecedores de aparelhos de anestesia, aspiradores cirúrgicos, autoclaves, mesas cirúrgicas, macas, bisturís eletrônicos e outros equipamentos utilizados para procedimentos cirúrgicos.
Maternidade – Empresas fabricantes de berços, detectores fetal, incubadoras neonatal etc.
INDÚSTRIA DE INFRAESTRUTURA:
Indústria de Arquitetura, Engenharia e Construção – Empresas fornecedoras de serviços de construção, arquitetura e engenharia, incluindo manutenção, segurança, pisos, revestimentos, geradores, entre outros.
Indústria Mobiliária – Empresas fabricantes de mobiliário, cadeiras de rodas, macas, mesas, carrinhos para transporte de materiais, arquivos de prontuários médicos etc.
Indústria de Energia – Empresas fornecedoras de geradores e de soluções de eficiência de energia
Indústria de Ativos Eletrônicos/Conservação e Armazenamento – Empresas fabricantes de refrigeradores, freezer, centrífugas, estufas, autoclave, esterilizadores, câmaras, lavadoras e produtos similares.
INDÚSTRIA DE SERVIÇOS
Facilities – Empresas prestadoras de serviços de recepção, limpeza, lavanderia, segurança, manutenção predial etc.
Alimentação – Empresas especializadas na manipulação, coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos de todos os tipos (substâncias químicas, materiais descartáveis etc).
Resíduos – Empresas especializadas na manipulação, coleta, transporte, tratamento e destinação de resíduos de todos os tipos (substâncias químicas, materiais descartáveis etc)
INDÚSTRIA DE MATERIAIS/INSUMOS
Gasoterapia – Fornecedores de gases medicinais e produtos correlatos, como recipientes de armazenamento dos gases
OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais) – Fabricantes de produtos utilizados em especialidades como Cardiologia, Ortopedia e Neurologia.
Materiais de Consumo – Fabricantes de produtos como cateteres, abaixador de língua, cânulas, curativos, eletrodos, seringas, algodão, gel, luvas, filtros, incontinência, termômetros, suturas tubos, papéis, umidificadores etc.
INDÚSTRIA DE TI
Hardware – Fabricantes de computadores (PCs, servidores, storage, mainframe, thin client), dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks, netbooks), impressoras, monitores, terminais telefônicos, switches, roteadores, cabeamento, nobreaks, entre outros.
Software – Fabricantes de software em geral. Ex: gestão de banco de dados, portal de internet, segurança, backup, ERP, CRM, BI, prontuário eletrônico, entre outros.
Serviços – Fornecedores de serviços de outsourcing, prestadores de consultoria de TI, treinamento em TI, manutenção do ambiente tecnológico etc.
PACS /RIS – Empresas que oferecem sistemas de informação em radiologia (RIS) e/ou soluções para gerenciar e arquivar imagens digitais (PACS)
INDÚSTRIA FARMACÊUTICA
Indústria de Medicamentos – Fabricantes de medicamentos em geral (de menor ou maior complexidade)
Indústria de Não-Medicamentos – Fabricantes de produtos de anestesia, vacina, fluidoterapia, renal ? hemodiálise, desinfecção e higiene.
NUTRIÇÃO CLÍNICA
Alimentação enteral: Alimento balanceado para a realimentação e prevenção de desnutrição. Nutrição administrada via sonda ou oral para substituir ou complementar a alimentação oral em pacientes desnutridos ou não, conforme suas necessidades nutricionais.
Alimentação parenteral: Define-se por uma alimentação endovenosa de macro ou micro nutrientes por meio da via periféria ou central. É a administração de nutrientes como glicose e proteínas, aminoacidos, carboidratos, lipideos.
DISTRIBUIDORES – Empresas focadas na distribuição de equipamentos, medicamentos e materiais hospitalares.

Para mais informações:
[email protected]