Realizada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), no final de 2002, a pesquisa nacional, ?A Saúde na Opinião dos Brasileiros?, revelou que a falta de médicos, enfermeiros, hospitais, postos de saúde e a demora na marcação de consultas e no atendimento são os principais motivos de insatisfação entre as pessoas que recebem o atendimento pelo Sistema Única de Saúde ? o SUS, informa a Agência Brasil. Segundo o Conass, mais de 90% da população é usuária do SUS, sendo que 72% estão satisfeitos com o atendimento do sistema. Apenas 8,7% dos brasileiros não recorrem a nenhum serviço oferecido pelo SUS, justificando a necessidade de o sistema público ser ampliado, inclusive com recursos e investimento no interior do país, como os programa Saúde na Família (PSF) e de Agentes Comunitários de Saúde (PACS).
A pesquisa foi entregue ao Ministro da Saúde, Humberto Costa, e confirma a identificação do nível de conhecimento, opiniões, grau de satisfação e posicionamento da população brasileira frente às diversas questões do Sistema Único de Saúde (SUS) como: atendimento, cirurgias, exames laboratoriais, internações hospitalares, consultas médicas, vacinações, entre outros.
Pesquisa indica insatisfação com o SUS
Falta de médicos, enfermeiros e investimentos no interior do país desagradam parte da população que não tem acesso ao Sistema Único de Saúde.
Tags