O Memorial São José, em Pernambuco, alcançou a Acreditação hospitalar. De acordo com a instituição, este é o primeiro título concedido a um um hospital do Norte e Nordeste pela certificadora americana Joint Commission International (JCI), representada com exclusividade no Brasil pelo Consórcio Brasileiro de Acreditação (CBA).
Em 2008, o Memorial São José deu início ao processo de Acreditação Hospitalar e implantou 300 projetos para atender aos cerca de 1,4 mil itens de qualidade requisitados pelo Manual da Acreditação da JCI. A cada nova etapa, foram realizadas auditorias internas por consultores do CBA, para validar a correta aplicação das novas práticas até a avaliação final. O investimento total foi de cerca de R$ 10 milhões.
O Diretor-Presidente do Hospital, José Aécio Vieira, credita a conquista ao envolvimento da equipe multidisciplinar. Vieira ressalta que o certificado é resultado de as exigências do manual da JCI foram implantadas e melhoradas por meio da avaliação de indicadores.
O processo envolve, entre os diversos pontos, o controle de riscos, que são prevenidos, de forma pró-ativa, por meio de planos de ação e considerados como oportunidades de melhoria.